Pesquisar
Close this search box.

Como guardar sapatos: 8 dicas para conservar seus calçados

649_Guardar_sapatos

Quer saber como guardar sapatos? Eles são investimentos feitos em nossa imagem e guarda-roupa. Precisam ter sua qualidade preservada, mas que frequentemente acabam sendo empilhados ou armazenados de formas que diminuem a sua vida útil.

Com isso em mente, nós, do Blog Lojas Torra, separamos dicas que vão te ajudar a guardar os seus calçados com maestria, conservando-os por muito mais tempo e, claro, mantendo-os limpos. Tudo isso sem gastar grandes espaços de armazenamento no seu quarto, guarda-roupa ou entrada de casa!

Acompanhe o nosso passo a passo para conservar seus calçados:

1. Limpe os sapatos antes de guardar

A primeira dica é: fazer a limpeza dos calçados antes de guardar na prateleira. Para a parte superior dos sapatos, use um pano levemente úmido. Para o solado, limpe com um pano com álcool ou, caso esteja muito sujo, lave com sabão (tomando cuidado para não molhar a parte de cima, pois isso pode danificar materiais delicados).

Além disso, indicamos que você utilize flanelas macias que não risquem ou estraguem a superfície dos calçados.

sapato pink de salto alto

 

Aprender como guardar os calçados te ajudará a mantê-los sempre organizados e limpos. Você nunca mais terá que mudar o look porque viu que o sapato que combinaria com a roupa está sujo demais! Para quem que sai regularmente de casa, isso é essencial.

Sem contar que, mesmo em estilos mais despojados como o street style, utilizar calçados limpos e bem cuidados é importante para transpassar uma imagem de uma pessoa que sabe se cuidar.

2. Organize-os por utilidade e propósito

Essa organização tem grandes motivações! Pense nas botas, por exemplo, que você só utiliza no outono e no inverno. Por que deixá-las à mostra pegando sol, poeira etc. durante o ano todo?

Logo, especialmente aqueles modelos que não usamos sempre devem ser separados por utilidade. Pergunte-se se você usa aquele tênis branco todos os dias ou só em ocasiões especiais e guarde de acordo com essa classificação.

tênis branco com cadarço

 

Cada par de sapato tem uma função específica em nossas vidas — alguns servem para sair em passeios casuais, outros para eventos especiais e existem até aqueles modelos que nos ajudam “somente” na prática de esportes.

Defina a função de cada um e guarde os do dia a dia à fácil acesso. Os demais podem ficar em sapateiras, armários ou até no guarda-roupas. Assim, você não gastará espaços de circulação valiosos da casa à toa com calçados que só serão usados daqui a 3 meses.

Sem contar que, em ocasiões especiais, você não terá que procurar o sapato ideal em uma multidão de peças.

Isto é, na segunda-feira haverá uma reunião importante na empresa e você precisa estar com um estilo formal. Na hora, você se lembra que o seu par de Oxford está no fundo da sapateira e não se atrasa!

sandália de salto preto e sapato social

 

3. Armazene em um local escuro e com temperatura controlada

Não há um local específico que é o melhor para guardar sapatos. O mais importante é que você os deixe longe de luz solar, umidade e sempre bem limpos, como explicamos.

Além disso, considera que é extremamente comum que insetos dos mais variados possam surgir e se esconder no interior dos calçados. Isso pode representar um grande perigo, inclusive, caso apareçam insetos peçonhentos que podem te machucar quando você for calçar os seus sapatos inadvertidamente.

Mas, de qualquer forma, não custa nada verificar se não tem um bichinho peçonhento dentro do seu calçado. Segurança em primeiro lugar, não é mesmo?

Veja também: Look com Coturno: aprenda a usar esse calçado ultra moderno

4. Preencha os calçados com enchimento de papel

Guardar os sapatos em locais fechados te ajudará a manter a sua segurança (dos insetos), mas isso pode ser potencializado com um enchimento de papel no interior de cada um dos calçados, seja um par de tênis, botas ou saltos altos. Afinal, aranhas e baratas adoram locais escuros e aconchegantes para fazer ninhos!

Na hora do uso, é só tirar os papéis rapidamente e reaproveitar na hora de guardar os pares.

coturno e tênis preto

 

Além disso. essa dica é excelente porque ela também ajudará a manter a forma dos seus calçados! Fazendo que eles mantenham o formato original e pareçam sempre novos. Bem legal, não?

Está gostando deste post? Então, aproveite para ver nossas dicas de visual usando tênis esportivo!

5. Tenha uma sapateira conveniente e de fácil acesso

Quem quer guardar sapatos em pouco espaço precisa recorrer a uma sapateira! Esse móvel é a escolha perfeita para manter a organização do cômodo e te ajudar na escolha do que usar no dia a dia.

Isto evita que você precise tirar tudo do armário apenas para encontrar um par de calçados específico. A organização será mantida e você deixará de precisar arrumar esta parte do quarto com regularidade. Dessa maneira, sua única preocupação será pensar qual vestido combina com a sua bota preferida, por exemplo.

Uma boa organização do seu quarto e de seus sapatos te proporciona mais facilidade e agilidade, além de melhorar a sensação de bem-estar no ambiente.

6. Guarde os sapatos pouco usados em caixas fechadas

A sua dúvida está ligada a como guardar sapatos para não estragar? Temos uma dica imperdível: guarde-os bem limpinhos em caixas bem fechadas com enchimentos em papel!

Essa atitude evitará a formação de umidade, bactérias e, consequentemente, mofo. Dessa maneira, seus calçados não vão ficar manchados pelas ações do tempo e/ou microorganismos. Calçados brancos são os que mais sofrem com a umidade e as manchas que aparecem tendem a ser difíceis de sair.

Dica extra: você pode etiquetar as caixas com os nomes dos pares de sapatos para conseguir localizá-los quando precisar usá-los. Você o encontrará limpo e pronto para ser usado! Ou seja, será muito fácil pensar nos seus looks com bota de cano curto!

7. Não empilhe os sapatos!

Outro ponto importante para guardar sapatos sem estragá-los é que você evite colocar um par em cima do outro (a menos que esteja em caixas próprias). Lembre-se que o solado está sujo por você sair com ele, e o que está embaixo ficará manchado ou amassado pelo peso.

Opte por colocá-los lado a lado, de modo que fiquem organizados, não empilhados. Afinal, podem transparecer uma sensação de desorganização e sujeira. Saiba que este é um problema comum, mas que pode ser resolvido facilmente com calma e muita criatividade!

Para ajudar nesses casos, existem acessórios para organização de casas que criam uma nova prateleira no armário, ou que criam uma proteção entre os sapatos. Eles são verdadeiros amigos para a organização da casa.

sandália branca e sapato social

 

Além disso, você pode escolher móveis que combinem com a decoração do quarto e que ele fique totalmente organizado. E não se esqueça das dicas anteriores! Elas também são muito importantes e serão responsáveis por tornar o seu quarto sempre organizado e longe de poeira, traças, aranhas e baratas.

8. Use repelentes para traças e saquinhos que removem umidade

Agora que você já sabe como guardar sapatos para não estragar, nessa última dica recomendamos que use repelente contra traças, formigas, aranhas etc., que adoram entrar em nossos calçados.

Também não se esqueça de guardá-los com aqueles saquinhos que sugam umidade do quarto — isso garantirá que durem por mais tempo.

Sabe quando a sola simplesmente descola sem você ter usado muito o sapato? Esse pode ser um problema causado pela umidade e é recorrente a quem vive na praia ou em regiões úmidas.

Ah, os sapatos de verão merecem atenção nos períodos de temperatura mais baixa/úmida! Guarde e deixe-os esperando o raiar da sua estação para voltarem à ativa. Para isso, recorra a um desumidificador para conservar seus calçados.

como guardar tênis e rasteirinha

 

Se você está comprometido (a) com a organização do seu lar e a preservação dos seus produtos, descubra também Como guardar roupas de inverno: guia completo de cuidados e outras dicas do Blog da Lojas Torra e aproveite a troca de estação para guardar bem os seus sapatos, evitando que estraguem enquanto não forem utilizados! Além disso, lembre-se de reservar espaço para os novos sapatos que você comprar para a nova estação.

E já aproveita para passar na Lojas Torra e dar uma olhada na nova coleção incrível de sapatos que você encontrará por lá, com uma enorme variedade de modelos, cores e tamanhos. Mas não se esqueça de guardar bem esses sapatos depois que recebê-los em casa, hein!

 

2 respostas

    1. Olá João Paulo, tudo bem?
      Que bom saber que gostou das nossas dicas para guardar calçados. Preservar esse tipo de peça faz muito bem para a nossa imagem e também para o nosso bolso.

      Continue acompanhando o Blog Lojas Torra para ver mais dicas como essa.
      Beijos e tchau, tchau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar