Pesquisar
Close this search box.

Como praticar o autocuidado? 14 dicas básicas para mulheres

autocuidado feminino

O autocuidado é tudo aquilo que você faz para si mesma com a intenção de melhorar a sua qualidade de vida. Cuidar de si mesma, especificamente, da saúde física e mental, é um hábito que deve estar presente em nosso dia a dia.

Em uma rotina muito atarefada e corrida, tirar um tempinho para praticar o autocuidado parece algo completamente inviável. Contudo, algumas atividades superbásicas podem facilmente melhorar o seu estilo de vida.

Quer aderir o autocuidado em seu dia a dia? O Blog da Lojas Torra preparou algumas dicas para você, mulher, valorizar o seu bem-estar e praticar o autocuidado com constância. Continue sua leitura e veja 12 dicas básicas que te ajudarão.

1. Tenha uma boa noite de sono

O ato de não dormir para tentar atender outras demandas do dia a dia pode prejudicar ainda mais a sua qualidade de vida. Afinal, deixar de repor as energias durante a noite, pode fazer com que o seu corpo e mente fiquem ainda mais desgastados durante o dia.

 

Para garantir um bem estar maior, a Associação Portuguesa do Sono (APS) recomenda que pessoas adultas durmam de, 7 a 8 horas por dia.

Sabemos que o nosso cotidiano tem muitas necessidades e surpresas que adiam o nosso horário de dormir, mas é sempre bom se esforçar ao máximo para conquistar esse prazo.

cama posta em quarto decorado

2. Faça atividades físicas!

Outra atividade para melhorar o seu estilo de vida e praticar o autocuidado são os exercícios físicos. Não precisa se assustar: caso você não seja acostumado a praticar exercícios, está tudo bem.

Lembre-se: para praticar o autocuidado, é preciso cuidar de si mesmo. Para isso, o ideal é que você não force o seu corpo a realizar atividades que ele não está familiarizado. Por esse motivo, comece gradualmente, realizando uma caminhada, esteira ou pedalada, por exemplo.

Você sabia que a Lojas Torra pode te acompanhar neste momento? Confira nosso post com as principais roupas fitness que precisa ter em seu guarda-roupa — todas disponíveis em nossas lojas físicas, online e no app. 😉

mulheres fazendo exercícios

3. Realize check-ups médicos anualmente

E aí? Você está com os exames médicos em dia? Ainda não? Saiba que cuidar de sua saúde também é um ato de autocuidado importantíssimo para realizar. Afinal, essa é uma forma preventiva de evitar que doenças, como o câncer, sejam agravadas.

Sabemos que, nem sempre as atividades do dia a dia deixam sobrar muito tempo na sua vida, mas é muito importante a curto e longo prazo. Por esse motivo, priorize a sua vida, saúde e bem-estar.

Então, não deixe de fazer uma visitinha ao seu médico de confiança e cuide de seu corpo!

4. Mantenha uma alimentação balanceada

Outro ponto bastante importante para cuidar do corpo, é sempre manter uma alimentação balanceada. Para isso, inclua frutas, vegetais e legumes em sua dieta. Eles serão responsáveis por nutrir o corpo e ajudar seu organismo a funcionar perfeitamente.

Além de proporcionar mais energia para seu dia a dia, uma dieta balanceada pode melhorar a aparência de sua pele, corpo e cabelo. Isso, além de render momentos divertidos na cozinha ao produzir pratos deliciosos e nutritivos.

Inclusive, montar uma mesa posta para a sua casa, pode ser uma excelente forma para unir a família e incentivar uma alimentação saudável.

mesa posta com toalha branca e azul

5. Beba água

Parece simples, básico e, até mesmo, bobo. Contudo, a água pode trazer diversos benefícios para o corpo, como: melhora a digestão, melhora as funções corporais, entre outros. Justamente por esse motivo, é recomendado pela OMS que pessoas adultas tomem, ao menos, 2 litros de água por dia.

Por isso, é sempre importante você estar com uma garrafinha de água na bolsa. Assim, você sempre terá como se hidratar, sem precisar depender de bebedouros públicos quando estiver na rua.

garrafas coloridas de água

5. Tenha uma rotina de skincare

Você sabia que a pele é a maior órgão do corpo humano? Por esse motivo, cuidar da sua pele é cuidar da sua saúde. Criar uma rotina de skincare também faz parte do autocuidado.

Existem alguns cuidados básicos com a pele que você mesma pode fazer em casa, como exemplo:

  • Passar protetor solar;
  • Esfoliar a pele;
  • Não dormir de maquiagem;
  • Hidratá-la com cremes faciais.

Contudo, existem alguns outros procedimentos, que precisam ser acompanhados de um profissional dermatologista. Então, antes de testar algum tipo de produto, ou substancia química na pele, consulte um médico.

6. Saia da rotina

O autocuidado não é baseado apenas em cuidar da saúde física, mas também na mental. Investir em um tempo de qualidade com os amigos ou família, é também uma forma de cuidar de sua qualidade de vida.

Por isso, sempre que tiver a oportunidade, busque fazer atividade fora de sua rotina, como ir ao cinema, fazer uma viagem, ou, um simples passeio no parque. Esses pequenos momentos de lazer, são essenciais para o seu bem-estar.

7. Cuide da sua imagem

Atos simples, como comprar uma roupa ou calçado novo, podem fazer com que você se sinta melhor durante um momento. E, se melhora o seu bem estar, se enquadra como autocuidado.

Você não precisa fazer mil e uma compras para se sentir bem, mas se quiser dar uma força para a sua autoestima, aposte em adquirir aquela peça de roupa que faz tempo que você deseja comprar. Pesquise modelos e valores, compra consciente também é autocuidado. Uma dica, conheça o departamento de Outlet da Lojas Torra e presenteie-se.

Então, que tal você investir nas principais tendências da moda nesta temporada? Essa é uma das melhores formas para mostrar que você se preocupa consigo e com sua aparência.

mulher posando para a foto

8. Controle o estresse

Sabe aqueles momentos de stress e dor de cabeça? Eles não fazem bem para a sua saúde mental e precisam ser evitados. Por isso, sempre evite situações desgastantes para o seu dia a dia, e, em caso eles aconteçam, sempre pare e respire. Existem técnicas de respiração voltadas para acalmar e o relaxamento, vale à pena conhecer.

Esse é o ponto básico para você manter o autocuidado constantemente.

As práticas de autocuidado devem abranger não somente questões estéticas, relacionadas a beleza. Então, a dica é que você encontre um meio termo entre a sua saúde física, mental e autoestima.

9. Tenha um dia de descanso

Um momentinho de paz e tranquilidade também é uma forma de cuidar de si mesma. Nada melhor do que se presentear com um dia no spa, não concorda?

Caso prefira, você pode fazer isso em sua própria casa. Invista em uma boa toalha de banho, um chá quentinho e músicas bem calminhas. Assim você monta um ambiente propício para poder relaxar.

toalhas de banho dispostas em um móvel

10. Faça terapia

Expressar e falar sobre seus sentimentos é uma das maneiras mais eficazes para praticar o autocuidado. Com a ajuda de um profissional, você pode entender melhor sobre si mesma, resolver conflitos internos e, automaticamente, melhorar sua qualidade de vida.

Por isso, organize o seu orçamento pessoal e busque um tempo livre para fazer terapia. Siga a constância proposta pelo profissional. E separe em sua rotina do dia a dia, um tempo livre para fazer a terapia. Isso, ao menos uma vez ha cada 15 dias.

11. Estipule pausas no trabalho

O trabalho ocupa boa parte de nosso dia a dia, por isso, é importante estipular um tempo para vida profissional e pessoal. Cuide de seu psicológico e valorize momentos de lazeres fora do ambiente de trabalho.

Uma boa forma para isso, é sempre estipular um intervalo para café da manhã, almoço e café da tarde. Além disso, sempre tire suas férias no período correto — e não trabalhe durante esse recesso.

Para aproveitar ainda mais esse momento, veja algumas dicas de o que fazer durante suas férias para aproveitar o seu tempo.

12. Compartilhe seus sentimentos

O ato de conversar, trocar ideias e expressar suas mágoas com os amigos é sim uma forma de praticar o autocuidado. Dessa forma, você não guarda nenhum tipo de raiva ou rancor, e mantêm suas relações estabilizadas. Por isso, sempre valorize os bons momentos com seus amigos e os mantenha sempre por perto!

Amigas se divertindo

13. Tire um tempo para andar de bicicleta

Andar de bike é um exercício relaxante, que, dependendo da rota que você decidir fazer, pode te conectar com a natureza e ar livre. Porém, fora isso, esse é um tempinho perfeito para ficar sozinha, pensando em suas ideias e aspirações sem que alguem te enterrompa.

Enfim, momentos como esses, apenas você pode proporcionar para si mesma. Então, porque não testar essa experiência? Faça isso e conte para a gente como foi!

14. Escute músicas animadas

A música tem um poder enorme em nossa mente. Ela é capaz de nos causar emoções como a felicidade, a empolgação e, de vez em quando, a tristeza.

Tirar um tempinho para escutar música é uma excelente forma de almentar o ânimo em situações que podem ser maçantes para você — logo, se tornando um ato de autocuidado.

Aqui, o segredo é colocar aquela sua lista de músicas favoritas para tocar enquanto limpa a casa, vai para a faculdade ou prepara a mesa do almoço. Simples, não acha?

Quais são os tipos de autocuidado?

Além de todas essas práticas, existem 4 tipos de autocuidados, sendo eles: emocional, social, mental e físico. Por meio deles, você consegue estimular atividades para melhorar o seu bem estar. Quer entender melhor sobre cada um deles? Confira!

Físico

O contato físico consiste no cuidado com o próprio corpo, e, claro, engloba também a mente. Afinal, ambos os mecanismos andam lado a lado. A prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada se enquadram nesse tipo de autocuidado.

Emocional

O autocuido não se limita apenas a saúde do corpo, ele também está relacionada ao nosso bem estar emocional e psicológico. Se enquadram nesse tipo de autocuidado: expressar os sentimentos, fazer terapia e valorizar os pequenos momentos da vida.

Veja também: Como guardar roupas de inverno: guia completo de cuidados.

Social

Por mais que o autocuidado seja algo para si mesmo, ele não é um ato egoísta. Por isso, é importante manter o contato com pessoas que te fazem bem e querem você por perto.

Mental

Esse cuidado está ligado as funções cognitivas e mentais que englobam novos conhecimentos. Criar o hábito de leitura, ou pesquisar por novas aprendizagens, é uma excelente forma para praticar esse tipo de autocuidado.

Quais as vantagens de praticar autocuidado para autoestima feminina?

A principal vantagem de praticar o autocuidado é poder conhecer coisas novas sobre si mesma — que, muitas das vezes, passam batidas durante uma rotina corrida. Dessa forma, é possível reconhecer talentos e qualidades que tendem a ser deixados de lado durante o dia a dia.

Porém, além disso, a prática pode trazer alguns outros benefícios como:

  • Controle emocional;
  • Melhora da autoestima e confiança;
  • Aumento de produtividade;
  • Controle médico;
  • Aumento da imaginação e criatividade;
  • Autoconhecimento;
  • Melhoria nas relações interpessoais.

Viu, só? O autocuidado exige apenas algumas adequações básicas em sua rotina, que podem ser facilmente feitas durante o dia a dia. O melhor de tudo é que eles proporcionam um gama de benefícios e melhoram a sua qualidade de vida.

Uma última dica para melhorar o seu bem extra: tire um dia para aproveitar uma tarde na praia. Confira o nosso post com tudo o que você precisa levar para a praia e tenha um passeio bem agradável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar