Pesquisar
Close this search box.

Como arrumar a mala de viagem: 11 truques práticos

Camisetas para mala de viagem

Na hora de viajar, algumas coisas podem ser trabalhosas. Por exemplo, saber como arrumar a mala de viagem. Essa é uma dor de cabeça comum para muitas pessoas na hora de se preparar. Principalmente para passeios mais longos ou que tenham clima variável.

Mas não se preocupe! Preparamos algumas dicas e truques que te ajudarão e facilitarão muito sua vida na hora de preparar as suas malas. Confira nosso passo a passo!

Por onde começar?

Para começar a pensar em como arrumar a mala de viagem, parta do zero. Isto é, faça algumas perguntas básicas que vão funcionar como um guia para a sua bagagem. Em primeiro lugar, é importante se atentar a quantos dias você ficará fora.

Depois disso, pesquise muito bem a previsão do tempo para o período que você estiver no local. Como o clima muitas vezes muda rapidamente, o ideal é não preparar a sua mala com muita antecedência.

Dessa forma, você evita ter que ficar refazendo sua mala. Porém, se você tem peças que não abre mão de levar, já as deixe separadas para não correr risco de estar para lavar ou qualquer outro imprevisto.

Abaixo, listamos diversos truques práticos e rápidos, que vão te ensinar como arrumar a mala de viagem sem dor de cabeça e enrolação. Acompanhe!

1. Escolha a mala ideal para a sua viagem

Existem diversos tipos de bagagem: mochilas, malas de tecido, bolsas, malas grandes, malas de mão e por aí vai. Nesse caso, ter muitas opções pode acabar causando confusão.

Então, considere o seguinte: quantos dias você vai estar fora, se você deseja realizar compras durante a viagem e, veja se há alguma limitação quanto ao tamanho da mala.

Além disso, leve em conta se a viagem será de ônibus, carro ou avião. Cada uma dessas opções pode trazer diferenciais quanto à mala despachada, mala de mão etc.

2. Planeje os itens e roupas antes de começar

Mais uma das dicas de como arrumar a mala de viagem é: planeje as roupas que você deseja levar. O critério de escolha pode ser baseado em dois pontos: o clima da região e o seu desejo pessoal.

Por mais que a previsão do tempo possa mudar rapidamente, ela ajuda a ter uma ideia melhor da quantidade e do estilo de roupas que você deve levar para sua viagem. É claro que é sempre bom se prevenir e levar uma ou duas opções para o clima oposto, dessa forma você antecipa qualquer imprevisto que possa acontecer.

Look com vestido e calça jeans

3. Recorra a peças versáteis

Peças na bagagem compõem uma espécie de “armário cápsula”. Ou seja, aqueles que conseguimos usar uma peça para montar diversos looks diferentes, por exemplo a calça jogger. Essa é uma maneira de te fazer economizar tempo e espaço na sua mala.

Homens com roupas modernas

Durante as viagens, o ideal é perder menos tempo possível na hora de pensar nos looks, mesmo que sejam apenas vestidos. Por isso, o mais recomendado é que isso seja feito na hora de montar a mala. Outra sugestão é montar os looks antes de colocar na mala.

Nesse período, vale a pena investir um pouco mais de tempo, experimentar as peças e combinações que você imagina. Quando você conseguir defini-las, uma dica interessante é fotografar — caso você esqueça na hora de se vestir.

Pense que, na verdade, isso vai te fazer economizar muito tempo na hora de se arrumar durante a viagem.

Além das peças de roupa, outra coisa que não pode faltar na sua viagem são as almofadas de pescoço! Com elas você vai ficar muito mais confortável durante todo o trajeto.

Almofada e nécessaire com estampa

4. Evite excesso de bagagem

Sempre que viajamos, é normal acabar comprando uma coisa ou outra. Por isso, o ideal é já ter um espaço separado na mala, contando com essas compras feitas no local de destino. Principalmente para aquela blusinha estilosa que só tem no destino escolhido

Em algumas ocasiões, pode ser necessário pagar pelo peso e bagagem extras. Você pode chegar no seu destino com um espacinho livre. Ao usar bolsinhas e necessaires, naturalmente você consegue manter a mala mais organizada, fazendo com que sobre espaço para as comprinhas.

Mas é importante manter essa organização também na volta, tá? Ou seja, se você levou as roupas em saquinhos ou organizadores, traga tudo de volta arrumado do mesmo jeito! Isso ajuda a economizar espaço.

Veja também: 5 Dicas de roupas fitness plus size

5. Guarde cosméticos, acessórios e lingeries em necessaires

Os necessaires podem ser grandes aliados! Existem diversos modelos e tamanhos diferentes desse acessório que vai te ajudar a manter suas coisas organizadas, facilitando o acesso a elas e evitando com que se percam.

Almofadas confortáveis

Você pode levar vários necessaires na sua mala, separando, por exemplo, uma para remédios, outra para cosméticos e ainda pequenos acessórios como colares, brincos etc. Também vale a pena ter um necessaire para separar as lingeries.

6. Aposte em kits organizadores para as roupas

Arrumar as roupas dentro da mala também pode causar dor de cabeça em muita gente. Existem alguns kits organizadores que deixarão todas as roupas separadas e economizarão um bom espaço na bagagem.

Isso também pode ser resolvido com saquinhos de tecido, nos quais você coloca cada look já separado com seu acessório.

4. Aposte em peças que não precisem passar

Aposte em peças confortáveis e que não precisem ser passadas.

Pense que nem sempre será possível ter um ferro de passar roupas disponível durante sua viagem. Mesmo que em alguns hotéis você consiga acesso fácil a esse tipo de eletrodoméstico, coloque a praticidade em primeiro lugar.

Por isso existem alguns tecidos que não amassam com tanta facilidade. Assim você leva suas roupas na mala e elas chegarão amarrotadas no destino. Outra dica para evitar que as peças amassem muito enquanto você mexe na mala é deixar as peças penduradas em cabides. Isso pode ser feito principalmente com camisas masculinas e femininas!

8. Atente-se aos líquidos

Principalmente nas viagens de avião, existem algumas regras sobre os tipos de objetos, líquidos e quantidades que podem ser levados. Então mais uma dica de como arrumar a mala de viagem é: confira no site da sua companhia aérea ou de ônibus quais são as regras sobre as bagagens.

Muitas informações podem ser encontradas no Guia do Viajante, da Receita Federal. Se for uma viagem muito longa, talvez valha mais a pena comprar esses produtos diretamente no seu destino do que levar na mala.

Mas se você decidir levar, existem frascos vendidos especialmente para as viagens, com a quantidade certa e com segurança para que você transporte sem que ele vaze e acabe fazendo uma sujeira.

Além disso, alguns destinos específicos precisam de itens que só serão usados lá. Por exemplo, veja nossa lista completa do que levar para a praia.

9. Leve os calçados em sacos separados

Os sacos separados servem para manter os calçados limpos, os demais pertences da mala longe das solas e também para otimizar o espaço da mala. Afinal, com os devidos protetores (que podem ser de plástico ou tecido), você poderá guardar os tênis, saltos, chinelos etc. em qualquer local da bagagem sem se preocupar.

Apenas tome cuidado para não amassar os calçados! No caso dos tênis, sapatos e saltos, é legal deixar um cantinho bem espaçoso para eles na mala.

10. Revise todos os itens da bagagem

Para evitar que você esqueça alguma coisa, faça uma lista com absolutamente tudo o que você precisa levar!

Essa lista pode começar a ser feita alguns dias antes da viagem, anotando tudo o que você lembrar que precisa, como carregador de celular, adaptador de tomada, chinelos, remédios, protetor solar, repelente e por aí vai.

Carteira e bolsa verde

Vale anotar desde coisas bem simples — que a gente jura que não vai esquecer — como escova de dentes, até coisas mais complexas, como remédios de uso contínuo.

Conforme você for montando sua mala, confira e marque o que for colocando. Se possível, cheque mais de uma vez, conferindo se realmente não ficou faltando nada da sua lista.

11. Leve os documentos em pochetes ou bolsas transversais

As pochetes e bolsas transversais são perfeitas para carregar documentos, cartões, dinheiro etc. com segurança e praticidade. Mesmo se for levar uma mala de mão ou mochila, ter os seus itens a rápido alcance pode fazer toda a diferença na correria da viagem.

Nossas dicas farão toda diferença na hora de organizar uma bagagem para economizar o seu tempo durante a viagem. Para mais dicas que vão ajudar a manter o seu estilo, veja nossas inspirações de look para festival e saiba como se vestir!

Aproveite e baixe o aplicativo da Lojas Torra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar