Pesquisar
Close this search box.

Estilo Romântico: guia do estilo mais delicado

estilo-romantico

O Blog Lojas Torra preparou um guia completo para você que ama e quer apostar no Estilo Romântico.

Inspirados pelos filmes românticos dos cinemas, por poemas apaixonados e por lindas histórias de amor, acompanhe a gente nessa viagem pelo estilo mais delicado e doce de todos, o estilo romântico.

Navegue pelo tópico:

  • O que é estilo Romântico?
  • O que o estilo Romântico transmite?
  • Como se vestir com estilo Romântico?
  • Estilo Romântico: roupas
  • Estilo Romântico: calçados
  • Estilo Romântico: acessórios
  • Estilo Romântico: Beleza
  • Estilo Romântico para trabalhar
  • Estilo Romântico Plus Size
  • Estilo Romântico: roupas masculinas
  • Decoração Romântica: design de interiores
  • 7 estilos universais
  • Derivações do estilo romântico
  • Estilos no Blog Lojas Torra
  • O que é estilo Romântico?

    O estilo romântico é a forma de se vestir das mulheres que gostam de apostar na feminilidade por meio de vestidos, saias, peças delicadas e coerentes com essa estética doce e delicada. O estilo romântico é um dos 7 estilos universais, sendo um dos estilos mais conhecidos e seguidos pelas apaixonadas pela moda.

    O que o estilo Romântico transmite?

    Neste sentido, pode-se dizer que o estilo romântico transmite uma mensagem de delicadeza, gentileza e doçura, associados a cores claras, flores e rendas que remetem aos tempos mais antigos da moda.

    Além de comunicar essas características tão delicadas, o estilo romântico também pode transmitir um certo tom de fragilidade e inocência, que pode ser intensificado ou reduzido pela forma que você usa as suas roupas.

    Como se vestir com estilo Romântico?

    É fácil se vestir com o estilo romântico: pense no figurino de uma mocinha da novela das 6 e imagine essa imagem em looks atuais, basicamente, é assim que se veste com o estilo Romântico. Mas, por ser um estilo tão rico de detalhes e belezas, vamos olhar com atenção cada tópico para que você possa desfrutar ao máximo desse estilo tão lindo.

    Aproveite esse guia completo e descubra tudo sobre esse estilo!

    Estilo Romântico: roupas

    O principal fator de um estilo são as roupas que vão compor aquele guarda-roupa. Nem tudo precisa ser de um estilo só, mas é interessante que até peças bem diferentes falem a mesma língua.

    Peças do estilo romântico

    O estilo romântico costuma ser enfatizado pela feminilidade de peças que são mais comuns no guarda-roupa das mulheres como, por exemplo, os vestidos e saias – de preferência rodados e com muito movimento.

    Vestido romântico

    Jeans do estilo romântico

    O jeans é uma peça mais comum no estilo esportivo, mas, por ser uma peça essencial no guarda-roupa, ela tem adaptações de modelagem para cada estilo.

    A calça jeans feminina mais adequada ao estilo romântico é a calça clochard, que também pode ser chamada de slouchy. Por ter a cintura bastante alta e marcada, quadril mais amplo e barra afunilada, esse modelo de calça jeans tem a delicadeza que representa bem o romantismo no look.

    Jeans estilo romântico

    Modelagem do estilo romântico

    A modelagem é o formato que a roupa tem, ele é determinado pela forma que o tecido é cortado antes de ir para a costura. Por ser um estilo rico em detalhes, muitas características do estilo romântico estão na modelagem das peças.

    O maior investimento de quem gosta desse estilo, é a modelagem com cintura marcada, principalmente quando usada com saias mais rodadas. A cintura bem marcada pode ser conquistada por cintos, faixas e, na maioria das vezes, pela modelagem da peça que deixa essa parte bem ajustada ao corpo.

    Como citado, saias e vestidos rodados também são queridinhos por aqui, busque por modelagem chamadas de evasê (que abre em formato de A) ou pela modelagem godê, que deixa a peça bem rodada mesmo. Esse efeito também pode ser conquistado por um franzido na cintura – tudo isso muito característico do estilo romântico.

    Saia rodada

    As mangas bufantes tiveram uma grande ascensão nos últimos anos e não é por menos, o seu aspecto volumoso lembra os vestidos das princesas de séculos atrás.

    Pregas, franzidos e babados por toda a peça são outros exemplos de modelagem que não podem faltar em um look com estilo romântico.

    Tecidos do estilo romântico

    Os tecidos também são muito importantes no visual de uma romântica, principalmente por causa do seu caimento e textura.

    Tecidos leves e fluidos vão trazer a delicadeza do estilo, enquanto as rendas e laises trazem o romantismo das flores. Os plissados também são um tipo de tecido bastante romântico.

    Blusa de laise romântica

    Lembre-se sempre de combinar tecidos com textura com outros mais lisos para equilibrar o look.

    Estampas do estilo romântico

    O floral é a estampa protagonista do estilo romântico. A beleza dos jardins fica linda nas peças de roupa: escolha flores de todas as formas e tamanhos, mas é bom saber que as pequenininhas são sempre as mais românticas.

    Outras duas estampas muito importantes nesse estilo são a estampa de poá, ou seja, a estampa de bolinhas e também a estampa Vichy, que é um xadrez bem pequeno e colorido – que lembra aquelas toalhas de piquenique dos filmes de romance.

    Estampas românticas

    Cores do estilo romântico

    O estilo romântico se relaciona completamente com a personalidade doce, sendo assim, pode-se imaginar que as chamadas Candy Colors são as queridinhas desse estilo. As Candy Colors são azuis, verdes, amarelos e rosas em tons bem clarinhos – que parecem doces como marshmallow.

    Candy Colors românticas

    Outra cor muito frequente no guarda-roupa romântico é o cor-de-rosa, relacionado à inocência e doçura em tons claros e modernidade nos tons mais vibrantes como o pink.

    Rosa romântico

    Estilo Romântico: calçados

    Os sapatinhos tipo boneca são os mais comuns no estilo romântico, principalmente o modelo conhecido como Mary Jane – uma sandália fechada na frente e com uma correia em torno do tornozelo.

    Sapatilha do estilo romântico

    Como regra geral, as formas curvas e arredondadas combinam melhor com o estilo romântico. Neste sentido, as sapatilhas com bico arredondado são a cara dessa estética. Escolha sapatilhas com bico redondo, detalhes de lacinho e matelassê para deixar o seu visual mais fofo.

    Sapatilha romântica

    As sapatilhas estão voltando à moda, principalmente o modelo bailarina que possui uma correia em volta do tornozelo e aparece em várias cores e até metalizada, para deixar o look romântico mais moderno.

    Mocassim do estilo romântico

    Outro calçado amado pelas românticas é o mocassim. O seu design é super retrô e lembra sapato de boneca. Nas últimas temporadas ele voltou a ter relevância na moda, agora com salto plataforma e tratorado, o que deixa o look delicado mais atual.

    Mocassim

    Tênis do estilo romântico

    O tênis não é um calçado característico do estilo romântico, mas não há dúvidas de que hoje em dia todo mundo ama usar tênis e com razão, não é mesmo?

    Aposte em modelos retrô e casual – pode ser flatform ou rasteiro – para combinar com vestidos, saias e shorts.

    Tênis romântico

    Estilo Romântico: acessórios

    O estilo romântico preza pela beleza e pelo cuidado até nos mínimos detalhes, por isso, os acessórios dão o toque especial na finalização do look.

    Acessórios românticos

    Acessórios de cabelo do estilo romântico

    O cabelo tem uma atenção especial nesse estilo, escolha acessórios para deixar o look ainda mais bonito. Arquinhos, tiaras e laços são ótimos pedidos. As presilhas delicadas também são perfeitas para fazer penteados.

    Bolsas do estilo romântico

    As bolsas preferidas de quem tem esse estilo são as bolsas pequenas e com formas arredondadas – delicadas e fofas.

    Cintos do estilo romântico

    O estilo romântico não abre mão dos cintos, isso porque eles ajudam a marcar a cintura e reforçar a silhueta ampulheta – característica desse estilo. Escolha entre cintos largos, finos, faixas e laços, ou seja, tudo vale na hora de marcar a cintura.

    Bijuterias

    As bijuterias pequenininhas são as preferidas, principalmente as pérolas, bolinhas e o camafeu – um tipo de pingente com design antigo.

    Estilo Romântico: Beleza

    Beleza é palavra-chave por aqui. Cabelo, maquiagem e unhas bem arrumadas são praticamente uma regra e nós vamos te contar como deixar toda a sua imagem mais romântica.

    Beleza romântica

    Cabelo romântico

    Como falado anteriormente, as formas arredondadas combinam com o estilo romântico, então os cabelos cacheados e crespos são a cara do estilo. Quem tem cabelo liso não precisa se preocupar, babyliss e outros truques podem deixar o seu cabelo mais ondulado e, se for o caso, os acessórios delicados já deixam o seu penteado mais romântico sem precisar mudar a textura do cabelo.

    Nos penteados, as tranças e coques soltinhos são os favoritos porque lembram o visual das princesas da idade média.

    Maquiagem romântica

    A maquiagem romântica costuma ser baseada em tons rosados e olhos de boneca. Nos olhos use delineador tipo gatinho e passe várias camadas de máscara de cílios. Marque bem as maçãs do rosto com blush rosado e finalize com batom rosa e gloss.

    Essa é uma receita rápida de seguir uma make romântica, mas você pode variar conforme o seu gosto pessoal e as formas do seu rosto.

    Unhas românticas

    As unhas românticas costumam ter formas arredondadas e podem ser pintadas de cores clarinhas como o Candy Color  ou também com a nail art francesinha, Desenho de flores também são bem-vindos neste estilo.

    Perfumes românticos

    O aroma também conta e muito para a coerência da nossa imagem. Perfumes românticos costumam ter bastante componentes florais, frutais e orientais em sua composição, aposte neles para deixar um toque de romance por onde passar.

    Estilo Romântico para trabalhar

    O estilo romântico corre o risco de passar a imagem de ingenuidade e infantilidade, o que pode ser prejudicial para a sua imagem profissional. Mas, a boa notícia é que você não precisa abrir mão do seu estilo para montar o look de trabalho, somente equilibrar os elementos para deixar o seu visual menos caricato.

    Combine peças românticas com babados, florais e rendas com outras peças lisas e mais formais. Em ambientes mais descontraídos, apostar em mocassins com salto tratorado, tênis e jaquetas mais pesadas podem reduzir a infantilidade desse estilo.

    Estilo romântico para trabalhar

    Estilo Romântico Plus Size

    A Lojas Torra tem o compromisso de oferecer roupas com preço justo para todas as pessoas e como nosso lema é Poder é ser quem você é, pode ter certeza que você vai encontrar roupas lindas para o estilo romântico plus size.

    Leia o nosso guia, ele pode ser completamente aplicado em looks plus size: abuse de rendas, babados e cintura marcada para trazer toda a feminilidade ao seu visual. Se gostar, aposte em decotes delicados como o ciganinha e redondo para valorizar o seu busto e lembrar o vestido das princesas.

    Estilo romântico plus size

    Estilo Romântico: roupas masculinas

    Apesar do estilo romântico ser mais comum no guarda-roupa feminino, ele também é um dos estilos universais masculinos, utilizados por homens que querem manifestar a sua personalidade calma, carinhosa e acolhedora.

    Seguindo o padrão feminino, as formas arredondadas são muito bem-vindas por aqui, por exemplo no formato dos óculos e sapatos.

    As principais roupas masculinas românticas são o suéter por cima da camisa – com a gola à mostra, referência bastante retrô. Outro look com carinha de vintage é combinar a camisa com suspensórios.

    Estilo romântico masculino

    Os tecidos costumam ser macios e fluidos como o tricô e a cambraia de algodão – perfeita para camisas e batas mais leves. As estampas são pequenas e as cores em tons suaves e naturais, muitas vezes aparecem em looks tom sobre tom.
    O homem do estilo romântico adora e sabe como usar acessórios que elevam o seu visual: cinto, chapéu, cachecol e lenço são alguns dos acessórios masculinos preferidos.

    Nos calçados, o mocassim e o slip on são perfeitos para este estilo, mas sem abrir mão do conforto e modernidade do tênis casual.

    Decoração Romântica: design de interiores

    Decorar a casa com o estilo romântico deixa o seu lar mais aconchegante e acolhedor.

    O primeiro passo é criar um ambiente tranquilo e calmo, para isso, as cores claras são perfeitas para conquistar essa estética. Combine detalhes em branco, com madeira e cores claras para trazer serenidade ao ambiente.

    Os móveis costumam ser clarinhos e com um toque retrô como o estilo de decoração Provençal que é vintage e dá formas arredondadas aos móveis.

    Apesar da cor das paredes e os móveis influenciarem no estilo do cômodo, é possível conquistar a decoração desejada com produtos mais fáceis de trocar e com valores acessíveis.

    As salas podem ganhar cortinas claras, manta aconchegante para o sofá e capas de almofadas clarinhas ou com estampa floral. Os quartos podem mudar de aparência com jogo de cama floral e um tapete macio no chão. A cozinha ganha um tom de romance com cortinas rendadas, toalha de mesa floral e itens em tons mais claros.

    decoração estilo romântico

    Estilos de roupas

    Os estilos são uma forma bem legal de passar coerência na sua imagem, um jeito de encontrar a sua essência e representar ela por meio de roupas, acessórios, penteados, perfumes e até mesmo a sua casa.

    7 estilos universais

    Os 7 estilos universais derivam sobre um estudo que divide os estilos em 7 grandes grupos que facilitam o reconhecimento e uso dos mesmos.

    É possível descobrir qual o estilo mais combina com você por meio de testes de personalidade e gosto pessoal, mas o resultado nunca é um estilo só, cada pessoa costuma a ter 3 estilos que conversam entre si formando looks únicos para cada pessoa.

    Evite usar um estilo sozinho –  isso pode criar um look caricato e até um pouco entediante – brinque de testar os estilos pré-definidos, até encontrar um que seja somente seu.

    Derivações do estilo romântico

    O romântico é um dos 7 estilos universais, mas não é difícil imaginar que já existam muitos outros estilos por aí. Vamos conhecer os estilos que derivaram do estilo Romântico ganhando novas formas e personalidade?

    Estilo Retrô

    O estilo retrô tem uma cara de antiguinho e relembra modas usadas no passado. Ele tem tudo a ver com o estilo romântico porque costuma aparecer com cinturas altas e marcas, além de estética meio boneca.

    estilo retrô

    Estilo Boho chic

    O Boho Chic é um estilo que pode ser citado como romântico. As pequenas flores das estampas, as rendas de algodão e as saias e vestidos são algumas das principais características românticas desse estilo. Ele costuma misturar o estilo romântico com o criativo e é por isso que se torna um estilo completamente novo.

    Estilo Boho Chic

    Estilo Preppy

    O estilo Preppy é a união do estilo romântico com o clássico. Inspirado em uniformes escolares dos Estados Unidos, ele traz um toque de romantismo em camisas decoradas, golas com laços e acessórios de cabelo. Saias de cintura alta, meia-calça e sapatilhas / mocassim finalizam o lado romântico desse estilo.

    Estilo Preppy

    Cottagecore Aesthetic

    Um dos mais novos integrantes do time romântico é o Cottagecore, estética surgida nas redes sociais como o Tik Tok que busca trazer a natureza para o visual. Tecidos leves, saias rodadas e muita estampa floral fazem parte desse estilo que parece um eterno piquenique em um jardim florido.

    Cottagecore aesthetic

    Estilos no Blog Lojas Torra:

    Conheça os outros estilos que já falamos por aqui:

    Aproveite esse conteúdo pensado especialmente para você e comente abaixo qual estilo você quer ver por aqui no Blog Lojas Torra!

    Até o próximo post. Beijos e tchau tchau.

COMPRE AGORA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar