Pesquisar
Close this search box.

Guia completo para decorar com o estilo mid century

toalhas colocadas uma em cima da outra

O estilo mid century deriva do termo mid-century modern, conceito criado nas décadas de 1950 e 1960 que tinha como ideia centra a harmonia entre a forma, a funcionalidade e a estética. Ele é um dos tipos de decoração mais icônicos da história do design, conhecido por suas linhas limpas, formas orgânicas e mistura de materiais naturais e sintéticos.

Além de ser super elegante, ele nunca sai de moda e até incorpora elementos de outros estilos de decoração, como o romântico e o moderno, com bastante harmonia. Neste guia, vamos compartilhar tudo o que você precisa saber sobre como decorar sua casa com o estilo mid century para criar um espaço super chique — e sem precisar gastar muito. Aproveite!

Quando surgiu o estilo mid century?

O estilo mid century na decoração surgiu entre as décadas de 1930 e 1960. As principais características são abordagens minimalistas, que priorizam a funcionalidade dos móveis e da decoração.

sala de estar com estilo mid century e sofá verde

O design dos móveis tem uma inspiração que remete aos elementos da natureza e podem ser usados para decorar o quarto, a cozinha ou a sala, por exemplo. A combinação da estética e da função do estilo mid century é o que o tornam tão especial e querido por muita gente.

Entenda as características do estilo mid century

Os materiais usados são frequentemente uma mistura de naturais e sintéticos, como a madeira, o vidro, o metal, o plástico e os tecidos leves. As cores usadas podem variar conforme a personalidade do ambiente, indo dos tons pastel até as cores mais ousadas e vibrantes, como amarelo, vermelho, azul e verde.

Tudo pode ser incorporado no estilo mid century, desde a disposição dos móveis para criar um layout mais clássico até a escolha dos cobertores, cortinas, almofadas, tapetes e outros acessórios essenciais para montar uma composição harmoniosa e aconchegante.

cantinho ao lado de uma lareira com várias mantinhas micofibra e um cesto para guardar as coisas

Outra característica que não pode faltar é a funcionalidade. Além de bonitos, os móveis precisam estar em ótimas condições para serem usados diariamente. A praticidade e o conforto também devem ser destaque em ambientes com o estilo de meados do século XX.

Sofás, camas, cadeiras e poltronas enaltecem os formatos ergonômicos e confortáveis com curvas suaves e superfícies planas. Os padrões geométricos aparecem muito em cômodas, armários, penteadeiras, cabeceiras e estantes na decoração mid century.

Estilo mid century nos ambientes da casa

Uma das coisas maravilhosas do estilo mid century é que ele pode ser incorporado a diferentes ambientes da casa. Se você quer criar um visual desse estilo na sala de estar, aposte no sofá como peça destaque, uma mesa de centro de madeira rústica com textura brilhante e uma luminária bem elegante.

Para adaptar um quarto ao estilo meio de século, a cabeceira da cama e o armário podem estar em harmonia se feitos de madeira clara com desenhos simétricos e linhas retas. Uma iluminação com cores quentes pode complementar a composição.

Na cozinha, dá para apostar nas cores vibrantes como amarelo, azul e laranja para adicionar um toque de ousadia ao ambiente. A madeira e o metal são muito utilizados na composição dos móveis, utensílios e itens decorativos. Enfim, aplicar o estilo mid century na casa traz um toque nostálgico e elegante para qualquer ambiente.

Dicas para fazer uma decoração mid century

Para se inspirar, confira as dicas e se jogue nesse estilo:

decoração mid century com um assento laranja e um tapete creme

1. Incorpore itens autênticos de meados do século XX

Uma das primeiras coisas que você deve considerar se quiser montar uma decoração mid century é apostar em alguns itens vintage ou réplicas fiéis de peças antigas para criar um ar de autenticidade no ambiente.

Prefira móveis com revestimento em madeira clara ou média, para dar um toque natural e criar uma atmosfera de calor. Escolher o tipo de cortina certo para combinar também é fundamental para criar uma harmonia sem exagerar nas informações.

2. Use cores vibrantes em pontos estratégicos do ambiente

As cores vibrantes que já comentamos por aqui devem ser usadas estrategicamente em acessórios ou em elementos maiores que você queira destacar. Essa combinação cria um contraste que enche o espaço de vida e atrai o olhar de quem entra.

3. Adote padrões geométricos nos tecidos e papéis de parede

Nos itens de tapeçaria, almofadas decorativas e até nos papéis de parede, lembre-se dos padrões geométricos. Eles são elementos clássicos do estilo mid century e dão personalidade a qualquer ambiente.

4. Combine o mid century com outros estilos de decoração

Combinar essas dicas com outros estilos também pode agregar e dar um toque pessoal aos ambientes da sua casa. As plantas têm um poder interessante na composição do estilo de meados do século e destacam os móveis de materiais naturais, aludindo à conexão com a natureza e a harmonia entre os elementos da decoração.

Combinações com o estilo romântico, estilo minimalista, retrô e outras opções também são muito bem-vindas ao mid century. Use o seu bom senso e encontre um equilíbrio entre os elementos autênticos das décadas de 1930 a 1960 e os componentes modernos que fazem parte da rotina do século XXI.

5. Invista em projetos personalizados para dar um toque de charme à sua casa

Se você quer incorporar o estilo mid century na sua casa pela nostalgia e pela experiência de construir um ambiente único, uma ideia legal é investir em projetos do estilo “faça você mesmo” ou comprar móveis antigos usados e restaurar ou estilizar para tornar sua casa um lugar ainda mais especial.

Uma das partes legais de investir em decoração é justamente criar histórias com os elementos que irão compor o ambiente para que a atmosfera seja sempre acolhedora, atraente e cheia de significados para os moradores e as visitas que tiverem o prazer de ir até a sua casa.

Várias almofadas com estampas coloridas

Aqui no Blog da Lojas Torra, você encontra muitas outras dicas de decoração. Confira nosso post sobre como limpar o sofá e descubra dicas específicas para cada tipo de tecido. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar