Pesquisar
Close this search box.

Aprenda como combinar almofadas decorativas em 5 passos

Almofadas Decorativas sobre um sofá

As almofadas decorativas completam a decoração de um jeito prático, barato e, o melhor de tudo, sem precisar quebrar nada. Por esse motivo, elas têm sido cada vez mais requisitadas em diferentes cômodos da casa. Desde o uso no sofá, passando pelas poltronas e até na cama.

Para usá-las na sua decoração, não é preciso muita coisa. Você pode combinar suas almofadas por contraste, usar texturas diferentes, recorrer a uma decoração em tom sobre tom etc. Enfim, as possibilidades são tantas que podem causar confusão ou indecisão na hora de escolher.

Pensando nisso, o blog Lojas Torra preparou cinco passos práticos para usar almofadas decorativas em casa. Ao final do post, tiraremos suas principais dúvidas sobre o uso desses objetos em casa. Vamos lá?

Como fazer combinação de almofadas?

A forma mais comum de combinar almofadas é misturar as coloridas com outros tons neutros. Para isso, você precisa prestar atenção às cores presentes no ambiente para usar como base na sua composição.

Preparamos cinco passos para te ajudar a decorar com almofadas decorativas. Acompanhe a leitura e saiba como fazer!

1. Combine diferentes tons

O primeiro passo, como já falamos, é unir diferentes cores no mesmo cômodo. Isso vale tanto para a sala quanto para a hora de montar uma cama posta. Nesse caso, preste atenção aos tons usados no restante da decoração.

Almofada rosa sobre um sofá

Por exemplo, se há algum objeto de uma cor viva, como o vermelho, prefira almofadas que combinem com essa cor. Além disso, para o ambiente não pesar, lembre de adicionar almofadas de tons neutros.

2. Use texturas diferentes

Com as variedade de cores, lembre de usar diferentes texturas na hora de criar sua composição. Para isso, recorra a capas para almofadas. Elas abrem um leque de possibilidades para decorar. Usar esse recurso ajuda o ambiente a ficar mais acolhedor.

almofadas decorativas com textura

Nesse caso, combine aveludados com bordados, matelassê e tecidos lisos. Além disso, a dica do passo anterior continua valendo por aqui, OK?

3. Crie uma composição com manta

Uma das tendências de decoração de sala de estar é criar uma composição com mantas e almofadas. Independente do tamanho do sofá, os acessórios são bonitos e muito funcionais.

Além de deixar o cômodo com um aspecto muito mais acolhedor, você pode usar para se cobrir enquanto vê um filme, por exemplo.

decoracao de sofa com manta

Para isso, escolha sua manta conforme nossas dicas anteriores e combine o útil ao agradável. Quando não estiver usando, você pode deixar o acessório cobrindo o sofá. Tudo de bom, não é mesmo?

4. Experimente em diferentes cômodos

As almofadas decorativas vão bem em muitos outros cômodos. Além da sala de estar, elas podem ser usadas na decoração do quarto de casal ou de solteiro. Para isso, vale a pena combiná-las com as fronhas e apostar em diferentes formatos e tamanhos.

Seu quarto vai ter uma cama que parece ter saído direto de uma novela, sabe?

Já no quarto infantil, recorra a estampas divertidas, por exemplo, com tema espacial. Outro ponto positivo é que elas podem ajudar a proteger a criança que acabou de migrar do berço para a cama.

5. Dê destaque usando contrastes

Essa dica pode se parecer com a primeira, mas a ideia aqui é combinar apenas dois tons que entrem em contraste. Ao invés de compor usando uma paleta de cores completa.

O uso de contrastes na decoração ajuda em vários aspectos. Um deles é para dar destaque a um objeto específico. Por isso, se quiser fazer com que as almofadas sejam as protagonistas da sua composição, escolha cores que se sobressaiam do restante.

almofada decorativa com cores contrastes

Isso fica perfeito em uma decoração moderna ou romântica. Por exemplo, se sua sala tem apenas objetos em cores neutras, escolha almofadas em apenas um tom bem vivo. Se preferir, você pode fazer o contrário, também.

Gostou das nossas dicas? Então, continue por aí que vamos tirar suas principais dúvidas sobre as almofadas decorativas. Acompanhe!

Como combinar almofadas de sofá?

Uma das principais formas de combinar almofadas de sofá é recorrer a cores que já existam na decoração. Por exemplo, em um sofá marrom, você deve usar almofadas de tons vivos, que estejam presentes na paleta do cômodo.

decoracao de sofa com manta

Para deixar o ambiente ainda mais completo, escolha um tipo de cortina que faça sentido com a decoração escolhida.

Quantas almofadas devo colocar no sofá de 3 lugares?

O ideal é colocar ao menos cinco almofadas quadradas em um sofá de três lugares. Essa quantidade pode variar conforme o formato e o tamanho dos acessórios. Por exemplo, se forem compridas, duas podem ser o suficiente.

Como distribuir almofadas?

Lembre de deixar um espaço livre para que as pessoas possam sentar ou deitar com tranquilidade. Cuide para não sobrecarregar o ambiente com almofadas demais. Lembre que elas não devem disputar espaço com as pessoas ou com o sofá.

Use almofadas decorativas da sala ao escritório

As almofadas decorativas podem ser usadas em diversos ambientes. Além das dicas que já demos por aqui, elas também são usadas em ambientes de trabalho, como o escritório. Nesses casos, opte por tons que reflitam o seu ar profissional.

Ou seja, se o lugar for mais descontraído, cores vivas são uma ótima pedida. Se for mais formal, prefira tonalidades mais neutras.

Sabia que aqui no Blog Lojas Torra nós temos várias dicas de decoração e organização? Para ver todas elas, basta conferir todos os nossos conteúdos para casa!

Usar almofadas na decoração é uma ótima maneira de deixar o ambiente muito mais completo. Para isso, siga as nossas dicas e adapte todas elas à sua realidade. Dessa forma, você dá seu toque especial para os cômodos.

Investir no design de interiores da própria casa não precisa ser uma tarefa trabalhosa, nem desembolsar uma fortuna. Acesse a nossa loja e veja os nossos produtos de decoração e complete os ambientes gastando pouco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar