Pesquisar
Close this search box.

Garantido e Caprichoso: o que vestir no Festival de Parintins?

Festival de Parintins

O Festival Folclórico de Parintins conquistou de vez o coração de todos os brasileiros. Esta festa popular brasileira acontece no estado do Amazonas e reforça a cultura local e ribeirinha, a raiz indígena e também a herança de migrantes do Maranhão, que trouxeram a lenda do boi. 

 

Cada vez mais famosa, a festa atrai turismo nacional e internacional e, pensando nisso, o Blog Torra preparou um conteúdo completo com dicas do que vestir no Festival de Parintins. 

 

Para caprichar no look, é importante conhecer o contexto desse evento, mas se você já está por dentro de tudo, pode pular direto para o tópico “O Que vestir no Festival de Parintins” e aproveitar as dicas. 

 

Vem! Viaje com a gente nessa leitura folclórica e cultural:

 

O que é o Festival de Parintins?

O Festival de Parintins é um evento que acontece todos os anos no Amazonas e reforça lendas, ritos e costumes indígenas e ribeirinhos por meio de apresentações culturais de danças, músicas e alegorias.

 

A primeira festa oficial aconteceu em 1965 com disputa de danças de quadrilha e na sequência, em 1966, os bois foram convidados a participar do evento em uma competição decidida pelas palmas da plateia, o que iniciou a rivalidade. Depois disso, a tradição foi instaurada e o Boi Garantido e o Boi Caprichoso seguem se desafiando todos os anos. 

Festival de Parintins 2024

Hoje, o Festival Folclórico de Parintins é nomeado como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

Uma curiosidade sobre este festival é que suas alegorias são tão impressionantes que os seus produtores são convidados para trabalhar também nas escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro, elevando assim o nível dos carros alegóricos conhecidos da festa. 

 

Quando acontece a festa de Parintins 2024?

O festival de Parintins acontece no último final de semana de junho. Este ano, o festival vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2024.

 

Onde acontece a festa de Parintins?

O festival acontece em uma ilha a 325 km de Manaus, o acesso pode acontecer por barco e avião saindo da capital Manaus ou de Santarém no Pará, estado que faz divisa com a ilha. 

O conjunto de ilhas é chamado de Tupinambarana e é lá que está o Bumbódromo, arena em que acontece o desafio entre bois-bumbás. 

 

Como funciona o festival de Parintins?

O ponto alto do festival é a apresentação dos dois bois, que podem se apresentar por 2 h 30 m por dia e serem julgados por 22 quesitos. Ao todo, são 6 horas de festa por dia, além dos eventos paralelos que acontecem em outros horários. 

 

Este ano, por exemplo, a  Festa dos Visitantes que antecede o evento contará com show do Belo e Thiaguinho. 

As arquibancadas de torcida para os bois são gratuitas, mas possuem muitas filas. 

 

História do Boi Garantido e Boi Caprichoso

O folclore do Boi Bumbá foi trazido por migrantes do Maranhão, onde também acontece o Bumba Meu Boi. Segundo a lenda de união indígena e nordestina, um boi morto foi ressuscitado pelo pajé e, a partir daí, inicia-se a história. 

 

O Festival Parintins flui em torno da rivalidade entre o boi Garantido e do boi Caprichoso que se apresentam em uma competição cultural todos os anos. Cada Boi conta com apresentador, dançarinos, toadas e personalidades são julgadas pelos jurados, para celebrar o campeão daquele ano. 

 

A principal identificação de cada boi é por meio de suas cores que divide a plateia e até mesmo as marcas que divulgam no evento: 

 

Boi Caprichoso: cor azul, símbolo é a estrela.

Boi caprichoso

 

Boi Garantido: cor vermelha, símbolo é o coração.

Boi Garantido

O que vestir no Festival de Parintins

Para começar, o clima do Amazonas é muito quente e úmido até mesmo durante o inverno. Pensando nisso, a nossa recomendação é que você escolha roupas de tecido naturais como algodão e linho ou até mesmo de viscose. Esses tipos de tecido vão ajudar você a transpirar melhor, mantendo o corpo mais fresco e sem odores. 

 

Confira o post do Blog Torra que ensinamos como se vestir em dias quentes e abrace essas dicas para o seu look de festival na região norte do país. 

 

Look para torcer para o Boi Caprichoso

O Boi Caprichoso é conhecido pela sua cor azul e o símbolo da estrela. Se este for o seu boi do coração, escolha looks azuis para poder aproveitar na arquibancada do Caprichoso sem medo. 

 

Para as roupas femininas, a opção de cropped + saia é uma das mais legais para curtir um estilo sensual. Para quem prefere aproveitar a festa com visual mais comfy e básico, a camiseta com shorts azul é uma alternativa perfeita. 

 

Aposte na maquiagem e acessórios em prata e com desenho de estrelas para declarar ainda mais a sua torcida. 

look feminino azul caprichoso

Para os homens fãs do Caprichoso, a camiseta azul com bermuda de sarja bege é uma combinação que não tem erro e depois é só variar o tom de azul nos três dias da festa. Para aqueles que preferem um visual mais caprichado (rs), a camisa de manga curta com bermuda branca vai ser a escolha perfeita para um look alinhado, mas ainda assim festivo. 

look masculino azul caprichoso

Especial para a torcida Caprichoso: confira no Blog Torra as melhores dicas de como usar azul e depois escolha as suas roupas que vão te acompanhar nessa experiência única: roupas azuis.

 

Look para torcer para o Boi Garantido

O boi Garantido também conquistou a sua torcida com a cor vermelha e o símbolo do coração. 

As mulheres podem montar looks modernos e ainda assim confortáveis com macacão curto que deixa o visual sensual e ao mesmo tempo livre para curtir a festa ou também  se jogar nas tendências de moda com cropped com saia mídi e jeans. 

 

Para a maquiagem, aproveite que você está na torcida vermelha e aposte em um batom vermelho poderoso que vai marcar a sua presença na festa. 

look feminino vermelho garantido

Para os homens que se garantem e precisam de um look vermelho para o festival, a dupla camiseta básica com bermuda continua sendo a opção perfeita para essa festa animada e descontraída. Para um visual mais arrumadinho, dá para combinar a camiseta vermelha com uma calça preta – look casual sem erro. 

look masculino vermelho garantido

Especial para a torcida Garantido: confira no Blog Torra quais cores combinam com vermelho e depois escolha as suas roupas que vão te acompanhar nessa experiência única: roupas vermelhas.

 

Look neutro para o Festival de Parintins

Você que está indo para Parintins pela primeira vez e ainda não sabe para qual boi vai torcer, não se enrole, prefira cores em tons neutros como branco e bege. Assim, além de usar uma roupa mais adequada para o calor você também pode escolher o seu boi preferido sem se preocupar com a cor da sua roupa. 

 

Atenção: pessoa vestida com a cor de um boi não pode ficar na torcida do boi rival. Então repetimos, se não sabe para quem vai torcer, vá de neutro.

look neutro festival de parintins

Seja o seu coração do Boi Caprichoso ou do Boi Garantido, não dê bobeira nesse evento. Esqueça o salto alto ou o sapato desconfortável, vá com um tênis confortável para aproveitar ao máximo os 3 dias de festa.

 

Além disso, não abra mão do kit de autocuidado: água, protetor solar, repelente e álcool em gel. Cuide-se para aproveitar ao máximo o festival e voltar somente com alegrias e boas memórias na sua bagagem.

 

Onde assistir o festival de Parintins?

Não vai conseguir prestigiar essa grande festa de forma presencial? Não se preocupe! O canal de TV A Crítica irá transmitir em canal aberto para o Amazonas e também pelo Youtube para todo o Brasil. 

 

Como ir ao festival de Parintins?

Perdeu o prazo para assistir o Festival de Parintins presencialmente em 2024? Não se preocupe! Ano que vem tem mais e você pode se organizar desde já.

É possível comprar ingressos antecipados para participar do festival em 2025, eles estarão disponíveis para a venda a partir de agosto de 2024. Uma dica que vai além de garantir os ingressos, é reservar a sua hospedagem já que a cidade fica cheia de turistas nesta época. Uma boa alternativa é fechar o pacote de viagem completo por uma agência de turismo.

Organize-se e aproveite de forma presencial o Festival Folclórico de Parintins em 2025. 

 

Lojas Torra em Manaus

Você sabia que Torra possui 3 lojas em Manaus?

Isso mesmo! O público manauara amou tanto a moda do preço baixo que ganhou unidades em diferentes regiões da cidade, anote os endereços:

 

Manaus Centro

Av. Eduardo Ribeiro, 445

Shopping Cidade Leste

Av. Autaz Mirim, 282

Shopping Manaus ViaNorte

Avenida José Henrique A Bento Rodrigues – 3760

 

A Lojas Torra é uma rede de lojas focada em moda, decoração e outros produtos de utilidade para o cotidiano. Focada em oferecer preço baixo, a Torra tem mais de 30 anos de mercado e conquistou a confiança do público brasileiro, expandindo para mais de 80 unidades em 15 estados brasileiros. 

Lojas Torra Centro Manaus

Conheça também a nossa loja digital no site ou APP Torra e encontre as suas peças favoritas do conforto da sua casa. 

 

Aproveite que chegou até aqui e descubra a categoria de Moda do Blog Torra para mais conteúdos sobre moda para o dia a dia e também para ocasiões especiais como o Festival de Parintins.

 

Até o próximo post. Beijos e tchau tchau.

COMPRE AGORA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar