Pesquisar
Close this search box.

Como usar azul? Guia completo para montar o look azul perfeito!

como-usar-azul

Chegou a hora de descobrir como usar azul no seu look! Isso mesmo, se você ama essa cor linda, leia o post e descubra os significados do azul, como combinar azul nas roupas e até mesmo como usar o azul na decoração da sua casa.

Conteúdo completo e perfeito para você que ama estar com o visual em dia e por dentro do mundo da moda. Vem ver!

Tons de azul

Existem tantos tons de azul que é quase impossível citar todos eles aqui. Ela é uma cor fria que vai do azul bebê mais claro ou azul marinho mais escuro, a cor azul também tem tons que se confundem com o verde e o roxo.

Para facilitar a compreensão dessa cor, trouxemos alguns exemplos de tons de azul para você conhecer.

Tons de azul claro

Na cartela de azul claro, podemos citar o azul pastel, o azul bebê e o azul Serenity –  que foi a cor Pantone 2016 e segue firme na moda casual e também na moda festa.

cartela-azul-claro

Tons de azul vibrante

Entre os azuis mais vibrantes – aqueles que chamam atenção por onde passam – podemos citar o azul turquesa, o azul Klein e também o azul cerúleo,  que está super na moda 2023. 

cartela-azul-vibrante

Tons de azul escuro

O azul também pode ter tons mais escuros, conforme se acrescenta preto em sua composição. 

O azul Royal, o azul marinho e o esverdeado azul petróleo são exemplos perfeitos desse azul profundo.

cartela-azul-escuro

Agora que você já sabe que existe uma grande variedade de tons de azul, descubra qual o significado dessa cor. Nós, do Blog Lojas Torra, acreditamos que essas informações são fundamentais para você descobrir como usar azul da melhor forma possível. Vamos lá?!

Qual significado da cor azul?

Você sabia que o azul é a cor preferida da maior parte da população mundial? Isso mesmo. Hoje, inúmeras pesquisas já abordaram o tema e o azul segue sendo a cor mais citada como a favorita, independente da cultura em que a pesquisa está sendo feita.

Um dos motivos pelo qual o azul pode ser o preferido é por transmitir serenidade, confiança, segurança e estabilidade – características muito valorizadas pelo instinto humano, principalmente adulto.

Uma outra informação bem legal também vem do livro A Psicologia das Cores de Eva Heller que diz que associamos azul à segurança e estabilidade porque associamos ao azul do céu e das águas. O céu azul é sinal de um bom clima, enquanto a água é fonte indispensável para a nossa vida.

Você já sabia disso?

Agora é hora de descobrir como usar azul e trazer toda essa segurança, serenidade e confiança também para o seu look. 

Como combinar azul: círculo cromático

Existem várias formas de combinar azul, usar o círculo cromático é uma delas. As combinações do círculo cromático são infalíveis, então, a nossa dica é que você aposte nela em dias mais corridos ou naqueles dias difíceis de escolher o que vestir. Para momentos mais tranquilos, não deixe de soltar a criatividade e experimentar o azul com outras combinações também.

Como combinar azul: cores análogas

As cores análogas são vizinhas no círculo cromático e, por serem “parecidas”, elas se combinam muito bem. Uma das cores vizinhas do azul é o verde e o verde-azulado / azul-esverdeado. Enquanto o vizinho do outro lado é o roxo e o azul arroxeado ou roxo azulado – como você preferir. 

Montar um look com combinação de cores análogas traz um resultado muito chique e elegante e também transmite certa tranquilidade, já que forma um visual sem muito contraste.

combinacao-analoga-azul

Como combinar azul: cores complementares 

Ao contrário das cores análogas, as cores complementares são as mais diferentes uma da outra no círculo cromático. A cor complementar do azul é a cor laranja – elas são opostas tanto na aparência quanto no significado. 

Enquanto o azul é sério, estável e sereno, a cor laranja é divertida, instável e enérgica. 

Aposte nessa combinação linda de azul quando você quiser chamar atenção por onde passar, cores opostas criam looks que atraem os olhares.

combinacao-complementar

Como combinar azul: tríade

A combinação tríade do azul é provavelmente a mais clássica. Esta tríade é formada pelo vermelho, amarelo e azul – as cores primárias são perfeitas para compor looks porque oferecem todos os espectros do círculo cromático. 

Escolha a cor dominante do look – que pode ser o azul – e coloque o vermelho e o amarelo nos detalhes e conquiste uma combinação clássica.

Para aprofundar um pouquinho mais em teoria das cores, na verdade as cores primárias são o magenta, azul e o amarelo – mas isso é assunto para um outro post. 

combinacao-triade-azul

Agora que você já sabe como usar azul de acordo com o círculo cromático, vamos descobrir outras combinações que também são incríveis. 

6 combinações de look azul

1. Look azul e rosa

A combinação de azul com rosa é muito linda e bastante versátil. Você pode apostar nos tons mais vivos de cada cor e montar um look eletrizante ou ainda combinar a seriedade do azul marinho com a energia do rosa choque – um look extremamente chique. Para as românticas e delicadas, a combinação azul claro com rosa claro também é linda – inspire-se na Pantone 2016 que escolheu o Azul Serenity e o Rose Quartz como cores do ano – as duas cores protagonizaram vários looks que continuam sendo encantadores até hoje. 

azul-com-rosa

2. Look azul e verde

Você já sabe que o verde é uma combinação perfeita para o azul porque elas são cores análogas lá no círculo cromático. Mas pensamos em dicas extras para fugir do look verde-amarelo da camisa brasileira, mas se quiser pode, até porque o estilo Brasilcore foi um grande sucesso no ano passado, não é mesmo?

Combine o verde lima ou neon com o azul marinho, para destacar a força do verde. Para um look mais sério, prefira a versão escura dessas cores azul escuro + verde escuro, enquanto para ficar com um look mais sereno, aposte nas versões em Candy color do verde clarinho e azul claro. 

O azul-esverdeado ou verde-azulado também fica incrível quando combinado com o azul – juntos, eles formam looks extremamente elegantes.

azul-com-verde

3. Look azul e laranja

O azul combina com laranja porque tudo que falta em uma cor a outra tem. Pensando nesse sentido, é sempre bom dar uma chance para essa combinação de vez em quando. 

Use o azul bic com a cor laranja e veja um look alegre e divertido. Para ficar mais jovial, combine o laranja com o azul cerúleo – isso forma uma combinação quase neon. Para quebrar a seriedade do azul marinho e do azul royal aposte nos detalhes em cor laranja. Você também pode combinar o alaranjado com um azul clarinho, mas tenha em mente que só a cor quente vai se destacar no look –  o azul vai desaparecer.

azul-com-laranja

4. Look azul e vermelho

A combinação azul e vermelho é um grande clássico do estilo navy – curiosa para saber o que é esse estilo? Continue lendo porque contamos lá embaixo. 

Além de formar um estilo bem legal, essa combinação fica ainda mais interessante pela dualidade das cores – enquanto o azul é calmo, frio, sério e sóbrio, o vermelho é apaixonado, impulsivo e até raivoso.

Combine as duas cores e brinque com essa explosão de sentimentos. 

azul-com-vermelho

5. Look azul e amarelo

O amarelo combina muito bem com vários tons de azul, mas a combinação azul Royal com amarelo é infalível. O azul traz uma certa seriedade para o look enquanto o amarelo te deixa mais descontraída e até divertida.

E engana-se quem pensa que o look azul e amarelo não pode ser sério. A combinação azul marinho com amarelo mostarda é muito elegante e bastante estilosa. Aposte sem medo. 

azul-com-amarelo

6. Look azul e cores neutras

Para combinar azul com cor neutra é importante ter um pouco de cuidado. O azul já comunica frieza, distância e seriedade – mesmas características comunicadas pelos tons neutros, então, muito cuidado para não acabar criando um ar de apatia ou desinteresse pelas pessoas ao redor. 

Look azul e branco

Os tons claros de azul ficam delicados quanto combinados com o branco. Essa combinação azul claro com branco realça a serenidade do azul e proporciona um ar angelical.

O azul escuro com branco também fica lindíssimo – tanto o azul royal quanto o azul marinho. Experimente combinar esses tons de azul com uma cor pérola também – um visual muito chique.

azul-com-branco

Look azul e preto

Guarde a sua combinação azul escuro com preto para aqueles dias em que você precisa transmitir mais confiança, seriedade e estabilidade. Essa combinação é poderosa e muito bem vista em entrevistas de emprego para cargos corporativos.

Por ser muito profundo, o preto não combina tão bem com o azul claro – prefira combinar o tom clarinho com branco, cinza ou bege.

azul-com-preto

Look azul e bege

O bege é uma excelente cor para combinar todos os tons de azul – principalmente o bege clarinho chamado de areia. A combinação azul + areia é linda como a natureza que lembra o mar – uma beleza, não é mesmo?

azul-com-areia

5 formas de como usar azul

A roupa azul é sempre muito elegante, conheça jeitos coringas para montar um look azul com cada um dos tons abaixo. 

1. Look azul claro

O look azul claro é uma tendência de moda em 2023. Aproveite a tendência para apostar em looks monocromáticos claros com calça e blusa em algum tom de azul clarinho e deixe  o seu visual elegante e fashion.

azul-claro

2. Look azul Royal

O azul Royal é o mais tradicional dos tons azuis. Escuro – mas não tanto – ele pode formar looks animados quando combinado com cores vibrantes, ele equilibra o look com cores claras, além de deixar o visual muito refinado e chique quando combinado com outras cores escuras como o vermelho carmim, por exemplo.

azul-royal

3. Look azul turquesa

O azul turquesa também se tornou muito conhecido como azul piscina ou azul Tiffany. Esse tom de azul tem um pouco de amarelo em sua composição o que o torna um azul-esverdeado. 

Aproveite que o azul turquesa é uma cor vibrante e combine com tons como o coral, o laranja , o violeta e toda a paleta dos Candy Colors para ter um visual refrescante e com um toque tropical.

azul-turquesa

4. Look azul petróleo

O azul petróleo também é uma variação esverdeada do azul, mas neste caso ela é uma cor bastante escura, quase como o azul marinho.

Esse é um dos tons mais elegantes de azul, o seu tom diferenciado dá um tom de mistério para a roupa azul. Esse tom é perfeito para você valorizar aquele look todo neutro. Montou um look todo preto ou em preto e branco? Aposte em uma terceira peça ou acessório em azul petróleo e tire o seu look da zona de conforto. 

azul-petroleo

5. Look azul marinho

A roupa azul marinha é uma opção para substituir o preto no look de trabalho. Séria, mas fugindo do padrão, essa cor é perfeita para montar um look com blazer azul e blusa bege ou cor pérola. 

Finalize o visual com um scarpin ou sapatilha de bico fino.

azul-marinho

E, se para as mulheres o blazer azul é uma boa aposta para o ambiente de trabalho, os homens também podem ficar tranquilos com a camisa azul de vários tons. Para saber como usar a camisa azul no ambiente de trabalho é muito fácil: combine-a com calças de sarja cáqui ou branca para ficar bastante elegante. Caso o look seja para o dia a dia, pode combinar a camisa azul com calça preta, jeans ou até mesmo azul marinho. 

De modo geral, o azul é muito utilizado no ambiente de trabalho porque transmite seriedade e confiabilidade – qualidades muito buscadas no mercado de trabalho.

Como combinar sapato azul?

Combinar sapato azul é muito fácil, não tem nenhum segredo. Considere o seu calçado ou até mesmo os seus acessórios como mais uma peça de roupa e aposte – sem medo – nas combinações indicadas acima. E olha que essa dica não vale somente para calçados sociais não, aposte nesse guia para combinar tênis azul também.

sapato-azul

Como usar azul na decoração?

Está comprovado que o azul incentiva o relaxamento e descanso do nosso corpo, então nada melhor do que aproveitar a psicologia das cores para tornar a sua casa mais aconchegante. 

Para o seu quarto, escolha jogos de cama, fronhas e tapetes em tons de azul para incentivar o seu corpo a relaxar na hora de dormir. Se deseja esse clima de descanso também para a sala, escolha capas de almofadas, mantas e capas de sofá nessa variação dessa cor. 

como-usar-azul-na-decoracao

E para a cozinha? Para a cozinha nós não recomendamos o azul – prefira tons quentes como o vermelho, laranja e amarelo que incentivam a circulação e abrem o apetite.

A cor azul na moda

Você ama moda e quer saber mais algumas curiosidades da cor azul no mundo fashion? Então continue a sua leitura por aqui. 

Jeans – azul denim

O jeans tradicional é o azul denim, mais especificamente em uma cor chamada azul índigo. Por ser um material muito resistente, a calça jeans surgiu como uniforme de trabalhadores braçais, mas se popularizou na moda, principalmente com estrelas do Rock n’ Roll e filmes de Hollywood dos anos 1950. 

jeans-blue-denim

Hoje, o jeans é encontrado em calças, bermudas, camisas, enfim, em todas as peças do guarda-roupa. Além disso, o jeans está tão em alta que na moda 2023 está sendo usado também em tênis, botas e bolsas. 

O jeans aparece em variadas lavagens que deixam a peça mais clara, mais escura ou até desbotada. Mas anote o truque: calça jeans azul índigo sem lavagem é a opção mais básica e versátil – aquela que todo mundo precisa ter no guarda-roupa.

Estilo Navy

O estilo navy – ou estilo náutico – é um dos grandes clássicos da moda, criado por Coco Chanel, ele remete aos marinheiros.

estilo-navy

O estilo navy tem como base as suas cores: azul marinho, vermelho, branco e dourado. Além das estampas e bordados que remetem aos navios e ao mar. Outra inspiração que vem dos marinheiros são os casacos sobretudo com abotoamento duplo, geralmente com botões dourados. 

Como usar blusa listrada azul e branca?

A grande estrela do estilo navy é a blusa listrada azul e branca – tanto para o guarda-roupa feminino quanto masculino. 

Combine a sua blusa listrada azul e branca com calça jeans destroyed e tênis para trazer esse estilo clássico para os dias atuais – complemente com acessórios ou calçados vermelhos para apostar no estilo. 

Invista ainda mais no estilo náutico combinando a blusa listrada azul e branca com calça de sarja azul marinho ou ainda com blazer azul marinho. 

A blusa listrada azul e branca também é um clássico do look das estilosas francesas. A elegância da moda de Paris se baseia no menos é mais. Combine a sua blusa listrada azul e branca com calça de sarja branca ou ainda com calça jeans na modelagem Mom ou Wide Leg. Finalize o look com cinto preto, bolsa pequena, sapatilhas e um lindo batom vermelho, por que não? Vai ficar linda!

Estilo Preppy

O azul também é a cor principal do estilo Preppy – um dos estilos em alta na moda outono-inverno 2023.

estilo-preppy

Este estilo se inspira nos uniformes das escolas preparatórias dos Estados Unidos, em que os alunos são herdeiros de famílias ricas. O estilo se popularizou com o seriado Gossip Girl e voltou à moda com a nova versão da série.

Para apostar no estilo, combine peças em azul royal com branco ou pérola e detalhes em vermelho e amarelo. Invista em camisa branca, blusas delicadas de tecidos finos e com laços, saias pregueadas e muito xadrez. Nos pés, meia-calça ou meia 3 / 4 com os sapatos mocassim – sim, eles estão na moda justamente por fazer parte desse estilo que está tão em alta.  

Cor azul na moda 2023

Se você ama moda, com certeza já assistiu ao filme O Diabo Veste Prada (não assistiu ainda? Então fica a nossa dica). Uma das cenas mais icônicas do filme é quando a poderosa Miranda Priestly explica para a Andy que existem vários tons de azul e só um deles estava na moda.  

azul-ceruleo

Entre as cores da moda 2023, podemos citar a alta do azul bebê, o azul cerúleo e o azul Klein.  O mais legal é que como eles são muito diferentes, você pode escolher qual combina mais com você.

O azul bebê – ou baby blue –  é uma variação bastante clarinha e discreta do azul. Aposte neste tom se você gosta de um estilo romântico e delicado ou também se você deseja criar um look elegante com um toque zen.

O azul cerúleo é a cor que a Miranda Priestly cita no filme. Ela é um tom intenso e levemente esverdeado do azul. Invista nesta cor se você deseja atrair todos os olhares ao redor e também se você deseja trazer mais energia para a sua imagem. 

Por último, mas tão lindo quanto, é o azul Klein. Muito parecido com o azul cobalto e com o azul bic. O azul Klein é uma variação escura e intensa do azul. Ainda que atraia muitos olhares, esse tom de azul é extremamente sofisticado. 

Aposte no azul

Ebaa! Você chegou até o fim do Guia completo para montar o look azul perfeito do Blog Lojas Torra. Temos certeza que você vai conseguir soltar a criatividade e montar looks muito mais interessantes tanto para o dia a dia, quanto para eventos especiais.

Gostou do post? Indique para os amigos e família e descubra também como combinar lilás e como montar looks tons terrosos

Até o próximo post do Blog Lojas Torra. Beijos, tchau tchau.

COMPRE AGORA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar