Pesquisar
Close this search box.

Roupas de calor: prepare seu armário para altas temperaturas

Roupas de calor

As roupas de calor voltaram a ser as favoritas do nosso guarda-roupa. O verão ainda nem chegou e já estamos batendo recordes de temperaturas altas, ou seja, muito calor.

Aqui na Lojas Torra estamos sempre pensando no bem-estar de todos os nossos clientes e, por conta disso, o Blog Lojas Torra desenvolveu esse post contando as melhores formas de se vestir de acordo com a temperatura – pensando em como evitar o calor extremo dos últimos dias (e dos que ainda vão vir).

Vamos descobrir como usar as nossas roupas como aliadas para driblar o calor?

Por que usar roupas claras no verão?

Muito se fala sobre a importância de usar roupas claras no calor, mas você sabe por que as roupas pretas esquentam mais?

As cores que nós vemos são resultado da quantidade de luz que aquela cor absorve ou reflete. Quanto mais escura uma cor, mais luz ela absorve, aumentando a energia e o calor – sendo o preto a cor que mais absorve luz e, consequentemente, a cor que mais esquenta.

Enquanto isso, o branco é a cor que reflete toda a luz, reduzindo a quantidade de energia absorvida e o calor acumulado. Quanto mais clara a cor, mais luz ela reflete e menos ela esquenta.

Roupas claras

Melhores tecidos para roupas de verão

Os tecidos também precisam de atenção especial em dias mais quentes. Você pode consultar a composição dos tecidos na etiqueta interna da peça.

Nós levamos em consideração o tipo de fibra têxtil na hora de escolher o tecido e elas são divididas em três grandes famílias:

●      Fibras naturais: algodão, linho, cânhamo, lã, seda.

●      Fibras artificiais: viscose, modal, tencel.

●      Fibras sintéticas: poliéster, poliamida, elastano.

Os melhores tecidos para o calor são aqueles que têm a maior porcentagem de fibra natural. O tecido natural tem boa ventilação e aumenta a transpirabilidade, deixando o corpo mais fresquinho. O único lado negativo do tecido natural é que eles amassam mais e demoram um pouquinho para secar, mas vale muito a pena.

Para driblar o tecido amassado, a viscose é a melhor alternativa porque ela tem as características de transpirabilidade da fibra da natural, mas secam mais rápido e sem amassar tanto como os tecidos sintéticos.

Então já sabe, procure a etiqueta interna com a composição do tecido, quanto maior a % de Algodão, Linho, Viscose, Modal – melhor a peça para ser usada no verão.

roupa de linho

Qual melhor roupa para usar no calor?

A melhor roupa para se usar no calor é a roupa branca ou clara, com tecido de algodão, linho ou viscose e que seja mais soltinha – que não seja justa no corpo.

A roupa justa fica muito perto da pele e impede que o corpo transpire, aumentando assim o calor do corpo e o desconforto térmico.

Além disso, aqui no Brasil podemos apostar em roupas mais curtas para reduzir o tecido das peças.  Aproveite que a blusa regata está na moda e aposte nela para driblar a onda de calor, outras roupas de calor que podemos citar são os vestidos,  macaquinhos e jardineiras que são curtinhos e ainda os shorts e bermudas – nas roupas femininas também podemos lembrar das saias.

roupa curtinha

Roupas para ficar elegante no calor

O look de calor é muito associado a roupas despojadas, de férias e de momentos de lazer. Mas é possível usar roupas de calor para ficar muito elegante até com as temperaturas mais altas.

A melhor roupa feminina para conquistar um visual elegante é a saia midi. Combine esse modelo com regata, camisa clara ou com uma camiseta descontraída. Para os pés, escolha entre sandálias de tiras finas, tênis ou rasteirinhas de acordo com a ocasião e efeito desejado.

Para as roupas masculinas, a calça de sarja bege é mais fresquinha e é a melhor escolha para homens que buscam um estilo masculino elegante. Combine a sua calça com camisetas, camisa polo ou até mesmo com camisa social de acordo com a situação.

roupa elegante de verão

Melhores calçados para o verão

Essa é a hora de se desprender do medo de deixar os seus pezinhos à mostra. Aproveite a variedade de calçados para testar diversos looks com chinelos estilosos, rasteirinhas, sandálias e tamancos para quem prefere salto alto.  Os homens também podem usar calçados mais frescos como os chinelos e sandálias masculinas.

acessórios de verão (2)

Como usar tênis de verão

Para rotinas agitadas, não tem calçado melhor do que o tênis. Eles são confortáveis e versáteis para diversas ocasiões. Combine seus tênis preferidos com vestidos e saias sem medo, essa combinação está super atual na moda.

Para as roupas masculinas, o tênis monta looks lindos com calça social, unindo a alfaiataria com o streetstyle. Use em momentos que aceita maior descontração.

Melhores acessórios para o verão

Verão também é tempo de usar acessórios e, assim como no inverno, os acessórios podem ser funcionais – e lindos.

Os bonés, viseiras e chapéus são perfeitos para proteger o rosto e olhos dos raios solares. Nós costumamos usar esses acessórios na praia, mas também podemos usar eles no dia a dia quando for andar em longas distâncias abaixo do sol.

As bolsas também vão ser suas aliadas nos dias quentes, leve uma garrafinha de água na sua bolsa para manter a hidratação em dia.

acessórios de verão

Roupa de calor para dormir

A sensação térmica costuma ser mais amigável durante a noite, quando o sol se põe e as temperaturas ficam mais frescas. Mas ainda assim é preciso ter um ambiente fresquinho para melhorar a qualidade do sono. Invista em pijama curto, short doll e camisola regata são as melhores roupas para dormir no calor.

Traje de banho para o calor

Quem não gostaria de passar o verão inteiro com traje de banho que atire a primeira pedra! Invista em moda praia para curtir os momentos de lazer na água, seja praia, cachoeira ou piscina. Biquíni, maiô, sunga e bermuda surf vão te acompanhar nesses momentos refrescantes.

traje de banho

Roupa de entrevista de emprego para o calor

O final de ano é um bom momento para encontrar um emprego. Muitas empresas estão contratando para vagas temporárias que podem até ser efetivadas quando passar o período de festas.

Vista-se de modo mais formal com camisa social e calça para passar credibilidade. Para deixar mais fresco, escolha peças claras como a combinação camisa branca e calça bege ou ainda a camisa azul clara com calça branca, assim você vai reter menos calor.

Está buscando novas oportunidades neste final de ano? Leia o nosso post sobre as vagas de emprego na Lojas Torra e tenha uma boa sorte.

Como usar roupa de verão no inverno

As roupas de verão são versáteis e podem ser usadas também no inverno. Aposte nos truques de sobreposição para deixar essa peça mais quentinha.

Para as roupas femininas, os vestidos e saias combinam muito bem com meia-calça e, dependendo do modelo, ela pode ser usada tanto no ambiente de trabalho quanto em momentos mais descontraídos. Blusa regata e cropped podem ser usados sobre uma blusa de manga longa – se for uma blusa de tule melhor ainda, o visual fica super moderno.

Os homens podem vestir a camisa fina por baixo de um suéter bem quentinho –  o look fica bem arrumado e caprichoso.

Os calçados também mudam para as roupas de inverno. Botas, coturnos e tênis vão finalizar o seu look de inverno.

Cuidados para dias de calor

A roupa é, sim, uma grande aliada na hora de aliviar o calor, mas segundo o documento do Ministério da Saúde, outras medidas são úteis e até mesmo necessárias para se proteger nesse clima tão quente.

roupas de calor

Hidrate-se

Água de coco, suco natural, chá gelado são algumas das bebidas geladas que vão refrescar nas temperaturas altas. Mas beber água é imprescindível para manter a hidratação enquanto o corpo regula a transpiração em meio ao clima quente.

Prefira alimentos leves

O nosso corpo se adapta às condições climáticas. Enquanto comemos pratos mais pesados para manter o corpo aquecido no inverno, a melhor opção para o verão são os alimentos leves que o corpo não precisará de muito esforço para metabolizar. Além de conter bastante água, o que contribui para a hidratação.

Proteja-se do sol

Evite exposição direta em horários de maior intensidade de raios solares. Além disso, use filtro solar apropriado todos os dias e também a proteção para os olhos e a cabeça com acessórios certos como foram citados lá em cima no post.

Aqui na Lojas Torra nós contamos com um time especialista em moda e estamos sempre buscando levar conhecimento para facilitar a sua vida, melhorar o seu bem-estar e ainda dar um up no seu visual e autoestima.

Aproveite a temporada de verão e conheça as tendências de moda primavera-verão 2023/2024!

Cuide de você e da sua família nesse calor! Beijos e tchau tchau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar