Pesquisar
Close this search box.

Receitas irresistíveis e nutritivas de lanches saudáveis para crianças

menina feliz segurando a lancheira para levar para escola

Se tem uma coisa que a gente sabe é que as crianças têm uma tendência a não gostarem de coisas saudáveis. Como pai ou mãe, você provavelmente já ouviu falar da importância de uma alimentação saudável para o crescimento e desenvolvimento adequado de seus filhos. E agora? Como fazer com que eles gostem de coisas saudáveis e entendam os benefícios de uma dieta mais equilibrada?

Esse é um dilema muito comum. Bom, existem algumas receitas que são bem saudáveis e podem ser super saborosas e divertidas. Aliás, a diversão não pode faltar em uma refeição saudável. Se as crianças forem forçadas a comer o que não gostam, provavelmente jamais voltarão a ter interesse por aquele prato.

É importante explicar que os lanches saudáveis fornecem os nutrientes necessários para que o corpo funcione direitinho. Uma dica é dizer que os alimentos saudáveis têm mais energia, e isso é ótimo para quem gosta de brincar o dia todo. Seja para fazer nas férias ou na rotina escolar, confira algumas receitas simples, baratas e gostosas para fazer lanches saudáveis para as crianças!

Ideias rápidas e fáceis de lanches saudáveis para a escola

Se você não pode levar muito tempo para preparar o lanche das crianças, o ideal é ter algumas receitas práticas e saudáveis (elas são perfeitas para a correria do dia a dia). Nós pesquisamos e encontramos ideias super simples para agilizar a sua rotina. Prepare qualquer uma das opções em menos de cinco minutos! Confira:

1. Palitos de cenoura com patê

Comece cortando uma ou duas cenouras em palitos e prepare um potinho com um patê simples, de atum ou salame. Esse é um lanche bem gostoso, pois combina a crocância da cenoura com o sabor do patê. Outra ideia é substituir o patê por geleia, se as crianças preferirem uma combinação doce, por exemplo.

palitinhos de cenoura

O mais legal é que você não vai gastar muito e dá para fazer tanto o patê quanto a geleia em casa mesmo. A cenoura pode ser crua ou cozida, conforme a preferência da criança.

2. Saladinha de frutas frescas

Quando for ao mercado ou na feira, veja quais são as frutas da época (mais em conta e com melhor qualidade) e pegue algumas para preparar uma saladinha de frutas para as crianças. Um pouco de mel com as frutas picadas pode dar uma adocicada e deixar o lanche mais atrativo para as crianças. Algumas opções que você encontra o ano todo e são bem gostosas e nutritivas são: maçã, mamão, pera, banana e ameixas.

Além de ser um lanche fácil de preparar para o dia a dia, também pode ser uma receita infantil super gostosa para fazer em datas especiais, como aniversários ou Natal. Aliás, nós temos um conteúdo com receitas de sobremesas deliciosas para fazer no Natal e agradar à família inteira, das crianças aos adultos.

3. Sanduíches de pão integral

Preparar um sanduíche saudável também é uma tarefa bem simples. Você pode usar vegetais como alface, pepino e tomate e completar com uma fatia de queijo e presunto ou frango desfiado. Para deixar o lanche mais divertido, que tal fazer uma carinha sorridente com fatias de tomate ou cenoura e decorar o sanduíche antes de embalar? Com certeza vai ser uma grata surpresa para as crianças na hora do lanche!

4. Iogurte natural com cereais

Essa é uma ideia de lanche que você não precisa nem preparar. Basta separar um pote de iogurte natural e um saquinho com um pouco de cereal, castanhas ou amendoim. Além de super prático, esse lanche dá bastante energia para as crianças. O iogurte natural contém propriedades que podem ajudar a equilibrar o intestino. As castanhas e o amendoim são ricos em gorduras benéficas que fazem muito bem para o coração.

iogurte natural com frutas e aveia em uma tigela

5. Barra de cereais caseira

As barrinhas de cereais são famosas por terem ingredientes saudáveis e serem muito saborosas. Porém, comprar barrinhas para o lanche das crianças na escola, por exemplo, pode sair caro. Uma alternativa é fazer as barras de cereais em casa. O processo é bem simples: misture aveia, frutas secas, sementes e mel. Coloque em uma forma e espalhe. Depois é só cortar as barras e embalar em plástico filme.

Elas são super práticas e podem ser uma boa opção de alimento para levar para a praia com as crianças, com tantos outros itens indispensáveis nesse tipo de viagem em família.

6. Biscoitos de aveia com creme de avelã

Para um lanche mais elaborado e irresistível, nossa sugestão são os biscoitos de aveia com creme de avelã. O processo não é tão complicado e até as crianças podem participar. Basta misturar aveia, mel, manteiga e creme de avelã. Faça pequenas bolinhas com a massa que vai se formar e os biscoitos estarão prontos.

Apesar de usar ingredientes um pouco mais caros, as porções rendem bastante e as crianças adoram. Você também pode adaptar a receita com outros ingredientes parecidos que você tenha em casa. A criatividade sempre é bem-vinda na cozinha!

7. Bolinhos de batata-doce

Misture batata-doce cozida e amassada com farinha integral e asse no forno até dourar. Se você enrolar a massa, vai ter bolinhos macios e super saborosos. Para uma receita mais crocante, experimente fazer palitinhos com a massa. Se quiser adicionar algum tempero natural para acrescentar um sabor no lanche saudável, fique à vontade.

A ideia das receitas que escolhemos é, justamente, tornar a alimentação saudável mais divertida e prazerosa para as crianças. Além de ser perfeita para levar na lancheira, essa é uma ótima receita para comer assistindo a um filme nas férias em família. Todo mundo pode aproveitar o sabor e o momento cheio de amor!

8. Sanduíches de doce de leite e banana

Entre todas as sugestões que selecionamos para este conteúdo, essa foi uma das mais votadas pela nossa equipe. Já até testamos a receita e olha, fica muito gostoso! Não tem nenhum segredo. Pegue duas fatias de pão, passe o doce de leite e coloque algumas rodelas de banana no meio. Junte as duas fatias de pão e você tem um lanche infantil saudável e cheio de sabor!

9. Smoothie verde

Para um lanche mais reforçado que pode até servir como um complemento matinal para fortalecer o organismo das crianças, temos uma sugestão de Smoothie. Para quem não conhece, o smoothie é uma bebida feita com frutas inteiras, diferente do suco que usa só o líquido.

Smoothie verde para as crianças levarem de lanchinho na escola

Para prepará-lo, você vai precisar de um liquidificador ou um mixer. Bata espinafre, banana, iogurte natural e um pouco de mel. O resultado é um lanche infantil cheio de energia e nutrientes para que as crianças possam aproveitar o melhor da infância e brincar muito!

10. Espetinhos de frutas

Agora vamos dar uma ideia de lanche saudável infantil para festas de aniversário ou para fazer no Dia das Crianças com complemento para as brincadeiras e presentes. Espete pedaços de frutas sortidas em palitos de madeira e monte uma apresentação em uma bola de isopor ou suporte de palitos. Combinando a ordem e as cores das frutas é possível montar desenhos super legais. Essa dica é ótima para refrescar as crianças de maneira nutritiva nos dias mais quentes também.

Ideias de lanches criativos e divertidos para crianças

Como comentamos antes, a diversão precisa fazer parte do processo de alimentação saudável. Isso facilita a aceitação das crianças para alimentos não tão saborosos quanto os doces e quitutes que elas tanto gostam. Fazer lanches criativos e divertidos é uma ótima maneira de incentivar as crianças a comer de forma saudável. Aqui estão algumas ideias de lanches criativos e divertidos para você experimentar:

crianças deitadas em uma roda com sorriso no rosto

11. Frutas em formato de animais

Uma ideia super criativa é usar cortadores de biscoito em formato de animais para criar frutas divertidas. Você pode até aproveitar a oportunidade e criar uma experiência para as crianças na hora do lanche. Separe algumas fatias de frutas para que elas tenham a experiência de moldar, brincar e comer os pedacinhos que forem criando.

Trazer o lúdico para a alimentação é uma maneira de fazer com que as crianças comam todo o lanche quase sem perceber. Que tal aproveitar a ideia para fazer nas férias de julho. São dias em que as crianças estão ociosas e cheias de curiosidade para aprender!

12. Palitos de queijo e uvas em formato de espetinho

Um lanche super divertido e criativo para levar para a escola são os espetinhos de queijo e uvas. Existem muitos tipos magros de queijo que são super saudáveis. As uvas dão um toque colorido ao lanche, tornando o processo mais divertido.

As crianças também se entretêm bastante com a alternância entre um alimento e outro e isso pode ajudar a desenvolver diversas habilidades como a matemática e a coordenação motora. Perceba como a alimentação saudável vai muito além dos benefícios para o organismo!

13. Iogurte congelado em formato de picolé

Para finalizar a nossa lista, trouxemos uma sobremesa deliciosa para aqueles dias de calor e muita diversão. Despeje iogurte natural em formas de picolé e adicione pedaços de frutas. Se for igual aqui, você já deve estar com água na boca. Essa receita é maravilhosa não só para as crianças, mas para qualquer pessoa da família desfrutar de um doce gostoso e saudável depois do almoço.

Benefícios de lanches caseiros para crianças

Quando você faz o lanche das crianças, você poderá compartilhar de momentos memoráveis com eles. Outro ponto importante é saber exatamente o que seus filhos estão ingerindo. Muitas vezes, os lanches industrializados são ricos em açúcar, gorduras trans e sódio, que a médio e longo prazo podem não ser tão benéficos para o organismo.

Outro benefício dos lanches saudáveis infantis é que eles podem ser personalizados conforme as preferências e restrições alimentares de seus filhos. Além disso, lanches caseiros também são uma ótima maneira de introduzir novos alimentos e sabores para as crianças, incentivando-as a experimentar uma variedade de alimentos saudáveis.

O mais legal de tudo é que: eles podem ser adaptados conforme a sua realidade!

Lembre-se de que a chave para uma alimentação saudável é a variedade e o equilíbrio. Aqui no Blog Lojas Torra você encontra mais conteúdos sobre o assunto. Temos um post com receitas de inverno para manter a família toda sempre aquecida e com a barriga cheia. Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar