Pesquisar
Close this search box.

Volta às aulas: dicas para uma transição tranquila na rotina infantil

menina segura os livros sobre a cabeça e se prepara para a volta às aulas.

Mais uma vez a volta às aulas está chegando e vamos precisar ir atrás de material escolar, calçados, escola… Para evitar estresse, é bom organizar os pensamentos e a rotina. Essa é uma boa maneira de conseguir lidar com os gastos e, ao mesmo tempo, dar conta do emocional das crianças.

Pensando nisso, a gente montou um conteúdo com dicas ótimas que podem ajudar a família inteira a ter um começo de ano escolar tranquilo. Vamos conversar desde a economia na compra dos materiais, passando pelas roupas e calçados para a escola. Além, é claro, ideias para dar apoio emocional às crianças. Aproveite as dicas que pensamos com carinho para você!

Ah, lembre de adaptar nossas dicas à sua rotina, OK? E aproveite para ver a seção especial de volta às aulas no nosso site! 😉

1. Planeje e organize a rotina para um ano escolar bem-sucedido

Antes de começar a correria do início do ano letivo, é bom tirar um tempo para se preparar para a volta às aulas. Uma ideia é anotar em algum lugar que você veja com frequência todas as datas importantes da escola. Aqui vale o que mais faz sentido para você: uma agenda, no celular… Enfim, faça como for confortável!

A gente sabe que as crianças ficam ansiosas nesse período. Um jeito de aliviar um pouco essa expectativa é conversar com elas sobre a organização. Isso ajuda a organizar uma rotina com horários para tarefas, estudos e brincadeiras.

jovem usando moletom

Agora vamos conversar sobre uma das preocupações mais comuns dos pais durante a volta às aulas: o custo dos materiais escolares. Nós temos algumas sugestões práticas para você economizar na hora das compras. Quer ver?

2. Descubra como economizar em materiais escolares

Procure por promoções e descontos em livrarias e papelarias e faça uma lista das coisas que o seu filho vai precisar. A pesquisa de preço é sempre o melhor caminho. Afinal, a gente gosta mesmo é de economizar, não é? Por falar nisso, que tal entender mais sobre a moda do preço baixo aqui da Lojas Torra?

Considere, também, a opção de compra em grupo com outros pais para obter descontos no atacado. Muitas vezes, essas lojas têm ofertas especiais antes do início do ano letivo. Dessa forma, você pode obter descontos adicionais e economizar nesse período com tantas contas para pagar.

Outra maneira de economizar em materiais escolares é reutilizar itens do ano anterior. Verifique quais materiais do seu filho continuam em boas condições e podem ser usados novamente. Faça uma limpa nos armários e mochilas das crianças para encontrar o que pode ser aproveitado.

Livros e material didático

A compra de material didático sempre acaba sendo uma despesa grande. No entanto, existem maneiras de economizar nessa área. Caso a escola peça livros de literatura ou materiais específicos, você pode procurar em sebos e lojas online de produtos usados. Esses livros geralmente são mais baratos do que os novos, mas continuam em boas condições.

3. Escolha os calçados certos para ir à escola

A escolha dos calçados certos para a escola é importante para garantir o conforto e o suporte adequados durante o dia escolar. A rotina das crianças é super agitada e diversificada. Nessas horas, nossa dica é optar por calçados infantis com bom suporte no arco do pé e solado antiderrapante para evitar lesões.

Além disso, certifique-se de que os sapatos sejam do tamanho correto para evitar desconforto. Aliás, nós temos dicas práticas e fáceis para guardar calçados que podem ajudar a organizar a rotina infantil ainda mais, evitando retrabalho e estresse desnecessário para todo mundo em casa.

4. Selecione roupas apropriadas para ir à escola

As escolas já possuem um uniforme padrão para identificar as crianças. Caso você precise mandar as crianças sem uniforme em algum dia, aproveite para comprar algumas peças que tenham as mesmas cores do uniforme, para não destoar tanto dos outros alunos.

crianças de moletom em frente à uma cadeira escolar

Não se esqueça do conforto, da qualidade e do tipo de tecido e considere roupas de inverno, um casaco mais quentinho para colocar por baixo da blusa ou um casaquinho mais confortável para escolas que só tem a camiseta do uniforme. Também escolha algumas peças para o verão e meia estação.

5. Encontre a mochila perfeita para seu filho

A mochila é um item essencial para a volta às aulas. Na hora de escolher uma mochila, leve em consideração o tamanho e o peso que seu filho poderá carregar confortavelmente.

Verifique se a mochila tem compartimentos suficientes para organizar os materiais escolares. Além disso, veja se possui um bom suporte nas alças para evitar lesões nas costas.

Opte por uma mochila resistente e durável, feita de materiais de qualidade, para que ela dure por mais de um ano. Existem modelos com rodinhas que aliviam o esforço de carregar o material nas costas e os temas são os mais diversos.

Como é um objeto pessoal simbólico para as crianças, talvez você possa investir um pouco mais neste acessório para encontrar um modelo que vai encantar os seus pequenos.

Aliás, vamos falar sobre outros itens importantes no próximo tópico.

6. Compre alguns acessórios para manter a rotina escolar organizada

Além dos materiais básicos, existem alguns acessórios escolares essenciais. Eles ajudarão seu filho a se manter organizado e facilitarão o dia a dia escolar. Um estojo e uma garrafinha de água podem ajudar as crianças a se organizarem melhor.

Existem conjuntos que vendem esses itens com a mochila. Isso pode ser uma boa maneira de dar mais uma economizada e ainda deixar as crianças felizes por terem tudo combinando para voltar às aulas.

foto de três pares de meias infantis

7. Estabeleça uma rotina matinal e apoie o bem-estar emocional do seu filho

Uma rotina matinal organizada pode evitar estresse no começo do ano. Se as crianças estudam de manhã, incentive-as a acordar com tempo suficiente para se vestir, tomar café da manhã e se preparar com calma antes de sair.

É importante ficar de olho às emoções do seu filho e oferecer apoio emocional. Principalmente nos primeiros dias. Com certeza, vai ser um processo bem gostoso, as crianças estarão cheias de amizades e histórias para contar!

Para o primeiro dia de aula, prepare um penteado diferente para mudar o visual.

Com planejamento, organização e as nossas dicas, você e seu filho estarão preparados para enfrentar o novo ano letivo com confiança. Comece agora mesmo e garanta uma transição tranquila e bem-sucedida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar