Pesquisar
Close this search box.

Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha? Entenda o significado da data!

dia-do-orgulho-nerd

O Dia do Orgulho Nerd, também conhecido como o Dia da Toalha, acontece anualmente em 25 de maio. A data comemorativa foi criada para homenagear, de maneira simbólica, todos os geeks e nerds que existem pelo mundo.

E aí, você está preparado(a) para aproveitar o Dia do Orgulho Nerd?

Durante o dia, é comum que os fãs do universo geek se vistam com roupas de personagem — não necessariamente com um cosplay, mas, também, com peças do dia a dia — para representar essa comunidade tão forte.

Por trás de toda essa representação, existe uma história que marca o dia 25 de maio. Quer saber mais? Continue a sua leitura e entenda o significado da data!

Como aproveitar o Dia do Orgulho Nerd? 5 opções acessíveis

Além de escolher looks com o estilo geek, existem outras alternativas para aproveitar o Dia do Orgulho Nerd de forma divertida. O Blog da Lojas Torra separou 5 atividades que podem entreter você, seus amigos e colegas amantes da ficção científica. Veja só!

1. Crie uma coleção de roupas e artigos de personagens

Você ainda não tem uma coleção de itens geeks? O Dia do Orgulho Nerd é o momento perfeito para começar a criar o seu acervo de roupas e acessórios de personagens.

Nossa dica é escolher sua série, livro ou filme favorito e direcionar toda a atenção para ele. Para isso, não precisa de muito! Você pode começar investindo em peças mais acessíveis, que não sejam artigos raros de colecionadores.

mulher com moletom do looney toones e homem com conjunto de moletom marvel

 

Uma camiseta, um copo, uma bermuda ou, até mesmo, um calçado do seu personagem favorito são excelentes itens para começar a colecionar e cabem no seu bolso.

Nas lojas físicas, online e app da Lojas Torra, por exemplo, você encontra uma variedade de itens ideais para preencher a sua coleção. Tudo com um precinho super em conta, que se encaixa em qualquer orçamento!

2. Faça cosplays

O cosplay consiste em se fantasiar com peças de roupas e acessórios que remetem um personagem especifico. A ideia é que a fantasia fique o mais próximo possível da realidade e seja incorporada de forma natural e divertida. Normalmente, os cosplays são bastante usados em looks de festivais.

O legal é que para fazer o cosplay você não precisa se preocupar em escolher roupas muito elaboradas. Basta encontrar uma peça parecida com a do personagem. Fácil, não acha?

Atenção: o Dia do Orgulho Nerd acontece bem no meio do outono-inverno. Então, na hora de montar o seu look/fantasia, escolha roupas de frio adequadas para a temperatura!

3. (Re)leia o livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”

Um clássico da cultura geek, o livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias” é o passatempo perfeito para aproveitar a data comemorativa. Afinal, nada mais gostoso do que relembrar a história por trás da data, concorda?

Quer deixar ainda melhor? Prepare um chocolate quente, ou qualquer outra receitinha com chocolate e se jogue em toda a série de livros do autor Daniel Adams.

 

4. Assista sua série de ficção científica favorita

Em 2023, o Dia do Orgulho Nerd vai cair em uma quarta-feira. Com a rotina corrida do dia a dia, provavelmente ficará difícil maratonar uma temporada inteira da sua série favorita. Porém, é super possível tirar um tempinho para assistir um, dois e até três episódios da produção.

mulher com moletom do stitch e homem com moletom do naruto

Caso prefira por histórias mais curtas, outra opção é escolher um filme especial sobre aventura e ficção científica. Aqui, a ideia é a mesma: valorizar e enaltecer a cultura nerd.

 

Em nosso outro post, separamos uma lista completa com os melhores filmes para assistir durante as férias. Por mais que o Dia do Orgulho Nerd aconteça no meio do ano, por lá mostramos diversas alternativas que podem ser vistas no 25 de maio. Confira!

conjunto e camiseta do rick and morty

5. Troque ideias com outros amigos nerds

Essa é uma das opções mais simples para colocar em prática. Para isso basta reunir os amigos e colocar o papo em dia. E vamos combinar: não há nada melhor do que passar horas conversando sobre um assunto que amamos, não é mesmo?

Por que 25 de maio é o Dia do Orgulho Nerd?

A data 25 de maio foi escolhida como homenagem ao autor do livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, Douglas Adams. A obra é queridinha entre os leitores e se tornou um clássico para os nerds do mundo inteiro. Aliás, abriu espaço para uma série literária, que carrega o nome do primeiro livro.

Com uma história envolvente e cheia de aventura, o primeiro livro de Douglas Adams foi escrito em 1979. Logo depois, o autor publicou outras quatro obras conectadas ao primeiro volume.

O sucesso do livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias” desencadeou uma inovação para o universo nerd, que, até então, passava despercebido entre as pessoas. Além da data comemorativa, ele influenciou a cultura e moda geek.

Afinal, com o crescimento do estilo de vida geek, grandes marcas de roupas, calçados e acessórios passaram a fabricar produtos inspirados nos personagens em quadrinhos.

Por que o dia 25 de maio se tornou o Dia da Toalha?

O Dia do Orgulho Nerd ficou conhecido como o Dia da Toalha por conta de uma homenagem, feita pelos fãs do autor Daniel Adams, após a sua morte em 2001. Uma semana após o acontecimento, os amantes da série O Guardião do Mochileiro das Galáxias, saíram às ruas com uma toalha nas costas.

Você ainda não leu o livro? Então, provavelmente, não deve ter entendido o motivo da toalha. Bom, para compreender melhor basta você saber que no universo de Douglas Adams, a toalha é um item indispensável para um Mochileiro das Galáxias.

Mas calma! Atualmente, a tradição das toalhas não é a única alternativa para passar o Dia do Orgulho Nerd. Caso prefira, pode optar por vestir roupas básicas, que remetem aos seus personagens favoritos. Pode acreditar, essa dica funciona muito bem! 😉

Para deixar esse momento mais especial e comemorar o Dia do Orgulho Nerd com pessoas queridas, continue aqui no Blog Lojas Torra e veja a maneira ideal de receber os amigos em casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar