Nada de deixar roupa parada no guarda-roupa só porque o botão caiu! Hoje, você vai aprender como pregar um botão para salvar suas peças e evitar aquela dor de cabeça no dia em que quiser usá-las!
O melhor de tudo é que você consegue fazer isso em casa, com materiais simples, sem precisar gastar com a costureira. Esse truque é ótimo para aqueles meses em que precisamos economizar ou para os dias em que somos pegas e pegos de surpresa com um defeitinho na roupa bem na hora de sair de casa! E, acredite: não tem nada mais prático do que fazer isso sozinha, sem depender de outras pessoas para resolver!
Então, se você montou aquele look autêntico na sua cabeça, mas teve que abrir mão de usar e deixou guardado por causa de um botão solto, agora é a hora de resolver! Vamos ao passo a passo?
O que preciso para pregar um botão?
Primeiro de tudo, vamos separar os materiais de que você vai precisar. Não se preoucupe, não são muitos, você só precisa separar:
- Botão;
- Agulha;
- Linha da cor do tecido;
- Tesoura.
Com esses 4 itens, o famoso kit de costura, você vai conseguir dar um jeito nas suas peças de roupa. Com eles separados, é hora de colocar a mão na massa! Vamos agora para um tutorial prático?
Passo a passo de como costurar um botão
Agora que você já separou os materiais necessários, chegou a hora de aprender como costurar o botão direitinho. Vamos te guiar por cada etapa de forma simples, para que o botão fique bem preso e sua peça de roupa fique como nova!
1. Separe a agulha e a linha
Primeiro, pegue a agulha e passe um pedaço de linha nela, deixando o tamanho de linha que você achar suficiente — caso seja necessário, você pode repetir o processo novamente com mais linha.
O truque aqui é passar a quantidade de linha que você acha necessário e deixar a mesma quantidade de linha sem passar pela agulha, você vai dar um nó na pontinha que passou + a pontinha que não passou, formando um fio duplo. Esse nó unindo as pontas serve para que a linha não escape enquanto você estiver costurando.
2. Coloque o botão no lugar de costurar
Agora, pegue o botão e posicione-o no local onde ele estava preso antes na sua camisa, calça, shorts ou qualquer outra peça. Se necessário, use um alfinete para segurar o botão no lugar, principalmente se o tipo de tecido for mais escorregadio ou difícil de manusear.
Independentemente do botão ter dois ou quatro furos, é importante que todos eles estejam bem alinhados com o tecido onde você está costurando. Isso vai garantir que o resultado fique o mais certinho possível.
3. Comece a costurar
Chegamos à parte mais importante do processo: o momento de costurar! Aqui, o segredo é ter paciência e fazer os pontos de forma cuidadosa para ficar bem firme.
Passe a agulha pelos furos do botão e pelo tecido da sua roupa feminina ou masculina. Nesse momento, é importante puxar a linha com firmeza, mas sem exagerar, para que o botão fique fixado sem danificar o tecido. Se você apertar demais a linha, pode acabar criando pregas ou até rasgar o tecido. Então, mantenha a linha justa, mas com cuidado para não esticar demais.
Faça os pontos de forma repetitiva, passando a agulha por cada furo do botão várias vezes. Isso vai garantir que o botão fique bem firme e não se solte com o uso. Para botões de dois furos, geralmente, você faz um movimento de “vai e volta”, enquanto para os botões de quatro furos, o ideal é fazer um movimento cruzado, criando uma espécie de “X” entre os furos. Ou observar como os outros botões da peça estão pregados, para deixar eles iguais.
Dica extra: comece colocando a agulha pelo lado de dentro da roupa, assim o acabamento vai ficar escondido e a parte de fora vai ficar bem mais bonita.
4. Finalize amarrando a linha
Chegou a hora de dar o acabamento. Para isso, puxe bem a linha para garantir que o botão fique firme, mas sem apertar demais para não acabar quebrando a linha. Quando sentir que o botão está bem preso, passe a agulha de volta para o lado de dentro da roupa e dê um nó bem firme para segurar a linha no lugar — ah, e se achar necessário, dê mais um nozinho.
5. Dê acabamento com a tesoura
Com o nó feito e o botão bem preso, é hora de cortar o excesso de linha. Use a tesoura para cortar a linha que sobrou, deixando apenas um pequeno pedaço. Lembre-se de cortar bem rente ao tecido para não deixar fios sobrando. E, pronto, seu botão já está costurado com sucesso!
Agora que você aprendeu o passo a passo de como pregar um botão, não há mais desculpas para deixar suas roupas favoritas de lado por causa de um pequeno defeito. Além de economizar tempo e dinheiro, você vai se sentir muito mais autossuficiente, sabendo que pode resolver esse tipo de problema em casa.
O melhor é que, com o tempo, você vai ficando mais rápida, dominando essa habilidade simples que pode salvar sua peça de roupa em um piscar de olhos.
Lembre-se de que a prática faz a perfeição! Com esse conhecimento, você pode reparar botões soltos em qualquer momento, seja em uma camisa, casaco ou até em uma calça. Sempre que precisar, pode voltar aqui para conferir o passo a passo e não esquecer nenhuma etapa!
Dica bônus: aprenda a pregar botão em camisa social
Agora aqui vai uma dica extra para te ajudar em momentos em que você quer usar aquela camisa social, mas infelizmente o botão não está presinho no tecido como você esperava. Com alguns truques simples, você vai conseguir fazer o reparo e continuar com a sua camisa impecável.
Primeiro de tudo, nada de pegar um botão qualquer que esteja por aí. A ideia é manter a elegância, então escolha um botão que seja igual aos outros botões da camisa, se der, aproveite para pregar o mesmo botão que caiu ou está frouxinho. A linha também precisa ser forte, então nada de usar linha velha. Aposte em uma mais resistente para garantir que o botão fique no lugar por muito mais tempo, mesmo após várias lavagens.
E lembre-se de que o alinhamento é tudo. Se você errar a posição do botão, a camisa pode ficar torta e acabar ficando com aquele visual desarrumado. Na hora de costurar, o segredo é passar a linha várias vezes pelo buraco do botão, umas 5 ou 6 voltas, para garantir que ele fique bem preso.
Se você tiver uma colinha de tecido em casa, aplique um pouco nas extremidades do botão antes de finalizar a costura. Isso dá um reforço a mais e evita que o botão te deixe na mão na hora de criar aquele look incrível para momentos especiais.
Depois de terminar o reparo, passe a área ao redor do botão com o ferro de passar. Isso ajuda a deixar o tecido mais alinhado e o botão ainda mais firme, além de dar aquele toque final de cuidado e capricho no reparo da sua camisa.
Com esses cuidados simples, você vai conseguir deixar sua camisa social novinha em folha e pronta para montar vários looks. Não tem segredo, é só um pouco de atenção e carinho na hora de fazer o ajuste.
Aproveite para usar sua criatividade e, quem sabe, até customizar suas roupas com novos botões, dando aquele toque único no seu estilo! Para mais dicas práticas que te ajudam a estar sempre na moda economizando, confira nosso post sobre como se vestir bem com roupa básica. Até lá! 💕