Pesquisar
Close this search box.

Tipos de tecido: facilite a compra de roupas

Tipos de tecido

Conhecer os tipos de tecido é o melhor truque para se vestir cada vez melhor. Identificar quais qualidades você busca em uma roupa é um bom começo para um guarda-roupa com as peças mais adequadas para você e sua rotina.

O Blog Lojas Torra preparou um guia de tipos de tecido simples e fácil de entender para te ajudar nessa busca pelo tecido perfeito. Vamos lá?

Fibras têxteis x estrutura do tecido

Antes de tudo, é importante saber que um tecido é formado por duas grandes partes:

  • A fibra: do que o tecido é feito.
  • A estrutura: como o tecido é feito.

O que isso quer dizer? Uma estrutura, como a malha, pode ser uma malha de algodão, uma malha de poliéster ou uma malha de viscose. Então sempre devemos considerar essas duas informações:

Fibra: algodão.

Estrutura: malha.

Tecido: malha de algodão.

Tipos de tecido: fibras têxteis

As fibras são o elemento que forma o tecido, o “ingrediente”. As fibras são divididas em três grupos: naturais, artificiais e sintéticos e você pode descobrir as fibras de cada roupa ao olhar na etiqueta interna, que o mostra a porcentagem de cada uma das fibras utilizadas na composição de um tecido. Essa informação acompanha os cuidados de preservação do tecido, de acordo com a norma NM ISO 3758: 2013 Têxteis da ABNT.

Vamos descobrir quais são as fibras mais famosas no mundo da moda?

Fibras naturais

As fibras naturais são derivadas de produtos presentes na natureza e a sua origem pode ser vegetal, animal ou mineral.

Fibra de algodão

O tecido confeccionado com a fibra de algodão é perfeito para regiões de clima quente como o norte, nordeste e centro-oeste ou para o período de verão. Isso porque a sua fibra absorve e evapora a transpiração rapidamente, deixando a sensação de frescor. Além disso, ele tem um toque macio e confortável. Essa fibra costuma ser hipoalergênica e é muito utilizada em roupa infantil, roupa de cama e camisaria.

camisa infantil de algodão

Fibra do linho

O linho também é retirado de uma planta e ele tem a mesma vantagem de transpirabilidade e frescor que o algodão. O seu toque costuma ser mais áspero, ele amassa bastante e tem um aspecto rústico – ideal para quem curte o estilo Boho Chic. Ah! Mas nada de se confundir, existem outros tipos de tecido com o aspecto do linho, mas que podem ter outras fibras em sua composição – então fique de olho na etiqueta – afinal de contas, nem todo tecido que parece linho é linho de verdade.

vestido de linho

Além do algodão e do linho podemos citar o cânhamo, a seda, a lã e o couro como fibras naturais e, no geral, todas elas compartilham os benefícios térmicos – seja para refrescar ou esquentar – além do conforto. Elas também compartilham a desvantagem de serem mais frágeis e menos duráveis.

Fibras artificiais

As fibras artificiais são derivadas das árvores, mas passam por um processo químico antes de virarem fibras.

Fibra Viscose

A viscose é, sem dúvidas, a fibra mais famosa entre as artificiais.  A sua leveza e toque macio deixam a roupa de viscose confortável, enquanto tem boa transpirabilidade como o algodão. Por isso, ela traz muita leveza, maciez e frescor. Essa é a fibra perfeita para climas quentes e vai muito bem para conjuntos estampados ou vestidos e macacões fresquinhos.

conjunto masculino plus size estampado

Há outras fibras artificiais como o liocel, o tencel, o cupro e o modal – cada uma com a origem de um tipo ou parte diferente das árvores.

Fibras sintéticas

As fibras sintéticas são derivadas do petróleo, A sua invenção permitiu que as roupas ficassem muito mais acessíveis uma vez que as fibras sintéticas imitam as fibras naturais caras: micropoliamida imita a seda, a fibra acrílica imita a lã e o poliuretano imita o couro verdadeiro.

As fibras sintéticas possuem uma desvantagem comum que é não absorver o suor e nem fazer uma boa passagem de ar entre o corpo e o tecido, isso resulta em uma sensação de calor e abafamento, além de incentivar o suor e o mau cheiro. Então, se você mora em um local muito quente, faz muito esforço físico ou sua muito, esse tipo de fibra de tecido não é indicada para você.

Mas agora, vamos descobrir quais são as fibras sintéticas mais famosas:

Fibra Poliéster

O poliéster é uma fibra versátil, que não costuma amassar e é muito durável. Com um custo baixo, as peças de poliéster são mais baratas. A sua versatilidade permite seu uso em blusinhas e peças da última moda.

vestido de cetim

Fibra Acrílica

A fibra acrílica é aquela que imita a lã. Macia e quente, ela é perfeita para cardigans e suéteres e casaco de tricô.

suéter de acrílico

Fibra Poliamida

A poliamida lembra o toque da seda com o seu toque macio e sedoso e com um caimento que costuma ser bastante fluido. Da poliamida também sai a microfibra, ideal para moda fitness e moda praia porque ela seca muito rapidamente.

look fitness

Fibra Poliuretano

O poliuretano é o material que imita o couro verdadeiro, apesar de não ser capaz de alcançar a sua durabilidade. As roupas desse material são chamadas de roupa de poliuretano, roupa de PU ou ainda roupa de tecido sintético, mas nunca de couro sintético, ecológico ou vegano. Tudo isso porque a lei no 4.888, de 9 de dezembro de 1965 proíbe a venda de produtos com o nome de “couro” sem ser confeccionado com a pele do animal.

saia de poliuretano

Fibra Elastano

Já se perguntou se uma roupa tem stretch? Ele nada mais é do que o elastano. Quanto maior a quantidade dessa fibra na composição de um tecido, mais a roupa estica. Mas é sempre bom lembrar que muito elastano em uma peça facilita para que ela se deforme e fique esgarçada.

Tipos de tecido: estrutura

Agora que já conhecemos os principais tipos de fibra têxtil, outra forma de classificar os tecidos é pela sua estrutura, ou seja, a sua aparência. Na real, os tecidos também são divididos entre tecido plano e malha, mas isso é uma parte técnica que não faz sentido para quem está comprando roupa. Vamos focar nas estruturas mais usadas na moda, tá bom?

Jeans

O número 1 na escolha dos trabalhadores de diversos setores, o jeans também é chamado de denim. Ele é um tecido resistente e durável muito utilizado como uniforme, mas que com novas lavagens e texturas conquistou o mundo fashion. O tecido mais tradicional para calças e jaquetas, mas também é usado para camisas, vestidos e croppeds – tudo para montar o seu look all jeans.

look all jeans juvenil

Sarja

A sarja é um tecido muito parecido com o jeans, mas o seu toque é um pouco mais delicado. Sendo um tecido estruturado, ela é o tecido certo para confeccionar bermudas e calças masculinas mais arrumadinhas.

calça masculina de sarja

Cetim

O cetim é uma estrutura que resulta em um tecido macio e brilhante em um dos seus lados. Fique de olho porque esse tipo de tecido está sendo muito usado nas tendências de verão 2023/2024.

blusa de cetim

Cambraia

A cambraia é um tecido liso, fino e macio. Costuma ser usado para fabricação de camisas e blusas estruturadas.

Moletom

O moletom é um tecido encorpado e bastante macio. Quentinho, ele fica ótimo em casacos e calças de inverno. Outros tecidos característicos do inverno são o Chenille e a sua maciez, o Plush, a Sherpa e o Veludo com os seus pelinhos curtos.

conjunto bebê de moletom

Camurça ou suede

O camurça pode ser chamado também de suede e ele tem uma textura bastante macia que lembra mini pelinhos em toda a extensão do tecido. Ele é muito utilizado em roupas de inverno, mas também funciona para o verão.

saia de suede

Malha

A malha é um tecido em que os fios se entrelaçam e tem uma certa elasticidade, mesmo sem elastano. A malha é protagonista em diversas roupas como camiseta, moda fitness e moda praia.

Malha Canelada

A malha canelada possui uma espécie de textura que forma “listras” com o próprio tecido. Por esticar bastante, ela é perfeita para roupas justas como vestidos e saias do Streetstyle.

vestido malha canelada

Lurex

O lurex é um tecido que está muito em alta, principalmente para o final do ano. O lurex é uma malha com os pontos um pouco mais abertos, que possui fios metalizados que podem ser prateados, dourados ou coloridos. Além do brilho dar um toque de glamour à peça, o seu caimento é bastante justo ao corpo – perfeito para quem tem o estilo Sexy.

conjunto juvenil de lurex

Renda e Tule

As rendas e tules são tecidos que deixam as roupas mais ricas por causa de seus desenhos e transparências – além dos favoritos para lingerie. O tule e a renda são um tipo de malha que cria desenhos ou espaços que formam efeitos especiais.

blusa de renda

Laise (pode chamar de “lési”)

A laise é um tecido que se parece com uma cambraia de algodão, mas que tem pequenos desenhos de florzinhas que lembram uma renda. O seu visual é bastante Romântico e delicado e é muito usado nas roupas de verão.

camisa de laise

Tricô

O tricô é uma estrutura de tecido que pode ser feita manualmente – de forma artesanal – ou em maquinário. O tricô é um dos tecidos mais clássicos de inverno, mas ganhou o carinho das mulheres para a moda verão com blusas e croppeds.

vestido de trico

Agora que você já conhece os principais tipos de tecido vai ficar muito mais fácil escolher as suas roupas.

Comente abaixo qual tecido não pode faltar no seu guarda-roupa!

O finalzinho do ano já está chegando, mas o Blog Lojas Torra ainda tem muito conteúdo preparado para 2023. Continue acompanhando, beijos e tchau tchau.

2 respostas

    1. Olá Maria Benedita, tudo bem?

      Que bom saber que visitou o Blog Lojas Torra, continue acompanhando para ficar por dentro de todas novidades.

      Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar