Pesquisar
Close this search box.

5 dicas para começar a correr e colocar o esporte na sua rotina

mulher loira com look para correr

A corrida é um excelente esporte para quem deseja iniciar a fazer atividades físicas. Ela pode ser feita na rua, em volta de um parque ou em trilhas também. E, além de tudo, ajuda a aliviar o estresse que carregamos no corpo, porque proporciona um momento de relaxamento único.

É claro que, assim como em outros esportes, começar a correr não é uma missão tão fácil assim. Afinal, é preciso ter um preparo físico e psicológico antes de qualquer coisa. A gente entende que há um certo desafio em tudo isso, mas acredite: é bem mais simples do que você imagina!

Para te ajudar, montamos este conteúdo com 5 dicas de como começar a correr que vão facilitar a vida de qualquer iniciante. Se interessou? Então, acompanhe! ⬇

1. Respeite os seus limites

A primeira dica deve ser aderida antes mesmo de você começar a correr. Entender quais são os seus limites e saber respeitá-los é essencial para não se machucar — você não quer ir trabalhar toda dolorida no dia seguinte, né? Então, não ultrapasse o que o seu corpo não aguenta.

Lembre-se: você está apenas começando! Não precisa correr 10 km logo de cara. Comece aos poucos, com distâncias menores e estabeleça metas que você sabe que consegue atingir.

A ideia de correr deve surgir como uma ação de autocuidado. Nada de querer se tornar um recordista logo de cara. Sim, você pode chegar onde quiser! Mas, para que isso seja possível, é necessário ter o pé no chão e dar um passo de cada vez.

Você pode se interessar por ➡ Moda fitness: descubra como montar looks estilosos na hora de fazer exercícios!

Plano de corrida para iniciantes

Como pensamos em tudo, montamos um plano de 4 semanas para quem está começando a correr. Antes, precisamos explicar o que cada termo representa. Olha só:

🏃🏻‍♀️ Legenda:

  • CL = caminhada leve: caminhada feita em um ritmo lento e confortável para você. Ela deve ser feita para aquecer e desaquecer o corpo antes e após a corrida;
  • TL = trote leve: corrida com um ritmo mais calmo, adequada para quem está começando.

Essa é a nossa tabela com os treinos para uma semana:

Semana Treino 1 Treino 2 Treino 3
1 5 min CL + 1 km TL + 5 min CL 5 min CL + 10 min TL + 5 min CL 5 min CL + 15 min TL + 5 min CL
2 5 min CL + 2 km TL + 5 min CL 5 min CL + 12 min TL + 5 min CL 5 min CL + 20 min TL + 5 min CL
3 5 min CL + 2,5 km TL + 5 min CL 5 min CL + 15 min TL + 5 min CL 5 min CL + 25 min TL + 5 min CL
4 5 min CL + 3 km TL + 5 min CL 5 min CL + 18 min TL + 5 min CL 5 min CL + 30 min TL + 5 min CL

Preparamos um planejamento com 3 treinos por semana. Mas, caso você sinta que o seu corpo aguenta treinar por mais dias, é só adaptar o que preparamos para a sua rotina. Nada está escrito em pedras, viu?

A nossa ideia é que você corra conforme a sua realidade.

2. Use roupas e calçados adequados

Agora, para sair de casa e começar a se aventurar no mundo das corridas, você precisa investir em roupas esportivas adequadas para a ocasião. Ah, e claro, não podemos esquecer dos tênis que devem ser próprios para o esporte.

modelo se preparando para começar a correr

Shortinhos soltos e camisetas fitness são a melhor escolha para correr na rua. Essas duas peças vão te deixar confortável e mais à vontade para fazer o exercício. E, ainda por cima, elas te permitem montar combinações estilosas. Afinal, dá sim para montar looks com roupas básicas do dia a dia.

Quanto aos tênis, a nossa sugestão é que eles proporcionem conforto e segurança para os seus pés. Por isso, é importante escolher a opção com numeração adequada e com um formato que não incomode os dedos e o calcanhar.

3. Escolha uma playlist de músicas para te acompanhar

Se você for correr sozinho(a), é sempre bom ter algo para te ajudar na concentração enquanto pratica a atividade. E acredite: as músicas podem ser suas grandes companheiras nesses casos. Além de darem uma animada no momento, elas ainda te ajudam a manter um ritmo legal na corrida — um bom exemplo são as playlists de rock, cheias de batidas estimulantes.

roupa de corrida plus size

Escolha os seus hits favoritos, coloque um fone no ouvido e pronto… Agora é só se jogar pelas ruas da cidade e se aventurar no esporte.

4. Chame alguma amiga ou amigo para te acompanhar

Caso não queira correr na rua sozinha, você também pode convidar uma amiga ou um amigo para te fazer companhia. Aqui, o mais legal de tudo é que você sempre terá alguém para te motivar nos dias em que estiver cansada. Assim, não tem desculpas para furar no treino, viu!

Ah, mas um único ponto de atenção: o ideal é que você convide alguém que consiga te acompanhar sempre e que tenha mais ou menos os mesmos horários disponíveis que você. Dessa forma, não há riscos das agendas se desencontrarem e de um ou outro ter que ir correr sozinho em algum momento.

dupla de amigos se alongando para começar a correr

5. Tenha uma rotina saudável

Por último, mas não menos importante, precisamos destacar a importância de ter uma rotina saudável. E essa dica vai além dos momentos de corridas, tá? Ela se estende para todos os momentos do seu dia.

Afinal, para manter o corpo disposto enquanto corre, é preciso ter um organismo bem regulado, com as vitaminas em dia e com todos os nutrientes necessários para se ter energia.

Então, queridos e queridas, atentem-se aos alimentos que vocês comem durante o dia e sempre tomem bastante água — e não se esqueçam de levar uma garrafinha na hora de correr, combinado?


Bom, esperamos que as nossas dicas tenham ajudado vocês a começarem a correr agora. Queremos encontrá-los todos bem e felizes! Então, caso decida correr pelas ruas da cidade, aproveite para fazer uma visitinha em uma das nossas lojas físicas. Vamos ficar felizes em te receber!

Continue acompanhando o Blog Torra e tenha acesso a outras dicas como essas. Aproveite que está por aqui e aprenda a montar looks cheios de personalidade usando camisetas.

Te esperamos por lá! Beijinhos e tchau-tchau!

COMPRE AGORA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar