Menopausa. Só de ouvir essa palavra, muita mulher já sente aquele friozinho na barriga. Tem quem ache que é o fim da linha, outras acham que tudo melhora quando a menstruação acaba. Mas ninguém fala mesmo é sobre as reviravoltas, as descobertas e até os lados positivos dessa fase.
Aqui, você vai encontrar as 5 coisas que nunca te contaram sobre a menopausa. Prepare-se para se enxergar com outros olhos e descobrir um universo novo, cheio de possibilidades para o seu corpo, a sua mente e a autoestima!
1. Acabou a menstruação, acabou o problema?
Tem mulheres que se dão super bem com a própria menstruação, mas não há dúvidas de que ela pode ser chatinha, principalmente na rotina do dia a dia. E, por conta disso, quando a menstruação para muita gente pensa: “Ufa, agora acabou o sufoco!”. Será mesmo? O fim do ciclo menstrual é só o começo de uma etapa cheia de novidades.
A famosa onda de calor pode surgir de repente, do nada. Às vezes, é só abrir a geladeira e já sentir o rosto pegando fogo. Também tem a questão do sono, não é incomum lidar com dificuldade para dormir, acordar no meio da noite e, quando olha para o relógio, vê que passaram só alguns minutos. ¹
O humor também é algo que podemos observar mudanças, tem horas em que parece impossível controlar a irritação ou a vontade de chorar por coisas simples. E esses sintomas da menopausa são super comuns, mas cada mulher sente de um jeito. Algumas passam tranquilas, outras sentem todos os efeitos de uma vez só. O segredo é parar de se cobrar e entender que seu corpo está se adaptando. ²
2. A pele, o cabelo e até os pelos mudam
Durante a menopausa, a pele pode ficar mais fina, seca e sensível. Aquela textura macia pode dar lugar a um aspecto diferente, com linhas de expressão aparecendo mais rápido. O cabelo muda de textura e, às vezes, pode acontecer de começar a cair. Então, caso aconteça, pode ficar tranquila, isso é algo super comum, mas não deixe de relatar na sua próxima consulta, tá bem?!. ²
Tudo isso é resultado da modificação que está acontecendo com os seus hormônios. Esse é o momento ideal para criar uma rotina incrível de autocuidado. Por que não apostar em hidratantes, óleos para o corpo, cremes para áreas mais secas e, sempre que possível, água termal no rosto?
Por vezes, pode ser interessante apostar em um visual novo, afinal, não tem coisa melhor para sentir que está entrando em um novo capítulo da novela chamada vida. Trocar o corte, testar novos estilos de roupas femininas ou mudar a cor do cabelo pode ser libertador. Converse com amigas, compartilhe dicas, descubra produtos que funcionam para você e não tenha medo de mudar.
O autocuidado é tudo para esse momento em que cada detalhe faz parte da sua história. Você merece se sentir linda, confiante e confortável, sempre!
3. Sexo pode ficar diferente, mas não ruim
Sim, a sexualidade feminina na menopausa é um assunto que quase ninguém comenta. Mas deveria! Muita gente acredita que o prazer acaba junto com a menstruação, mas isso é mito. O corpo passa por mudanças, claro, a lubrificação pode diminuir, a sensibilidade se transforma e o desejo pode oscilar. Mas nada disso significa que o sexo perde a graça. ³
Lubrificantes à base de água são grandes aliados — consulte sempre um especialista para escolher o melhor para você. E a conversa aberta com o parceiro ou parceira é fundamental. Falar sobre o que mudou, dividir o que sente e experimentar juntos novas formas de prazer pode ser o segredo para redescobrir a própria sexualidade.
O importante é respeitar o próprio tempo, manter o diálogo e lembrar que o prazer não tem idade para ninguém, muito menos para pessoas autênticas que amam a si mesmas. Se sentir desconforto ou dor, não hesite em buscar orientação médica. E, acima de tudo, permita-se viver essa fase com alegria e liberdade!
4. Cuide da sua mente: não é só o corpo que muda
Sabe aquele turbilhão de sentimentos que chega junto com a menopausa? Não é exagero! Ansiedade, irritação, tristeza do nada e até crises de risos inesperadas fazem parte desse período. E tudo isso acontece porque, assim como o corpo, a mente também passa por uma fase de adaptação. ⁴
Conversar com amigas, dividir experiências e até procurar grupos de apoio faz toda diferença para esse momento. Além de atividades que trazem leveza, como dançar, caminhar, fazer artesanato, ouvir música, cuidar do jardim — ajudam a aliviar a tensão e a ansiedade.
A autoestima na maturidade precisa ser alimentada todos os dias. Não se cobre perfeição, nem queira dar conta de tudo, apenas respeite seu tempo, celebre suas conquistas e valorize sua trajetória. Pequenas alegrias cotidianas, como um café com as amigas ou uma tarde lendo um livro, podem te ajudar ainda mais a praticar o autocuidado.
5. A menopausa é um momento de reinvenção de si
Ninguém conta, mas a menopausa pode ser o início da fase mais criativa da sua vida! Agora que os filhos cresceram (ou estão crescendo), a rotina muda e sobra mais tempo para olhar para dentro. Muitos sonhos antigos, projetos esquecidos e até paixões novas podem nascer nesse momento.
Já pensou em começar um hobby diferente? Pintura, dança, fotografia, jardinagem, culinária… O céu é o limite! Sabe aquela vontade de mudar o guarda-roupa, para looks femininos mais elegantes? Agora pode ser a hora de se jogar em peças que tragam confiança, cor e estilo.
A Torra acredita e valoriza cada jornada dessa mulher, que também faz parte da nossa jornada. Reinventar-se é libertador e pode ter certeza de que a autoestima cresce quando a gente se permite viver novas experiências sem julgamento.
E, é pensando nas mulheres que são nosso público e nessas novas experiências, que a Torra é parceira da peça de teatro Menopausa, estrelada pela Claudia Raia, que mostra bem o quanto é possível encarar essa fase com leveza, humor, orgulho de quem você é. Aqui, celebramos cada mulher que se permite viver com confiança em si mesma.
Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre esse período da vida da mulher, confira também o nosso post sobre como organizar a sua vida e descubra boas práticas que você ainda pode colocar em ação para melhorar a sua vida. Vejo você lá!
Referências:
- SANTOS, M. A. DOS et al. Qualidade do sono e sua associação com os sintomas de menopausa e climatério. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 74, p. e20201150, 16 jul. 2021.
- FAGULHA, T.; GONÇALVES, B. Menopausa, sintomas de menopausa e depressão: Influência do nível educacional e de outras variáveis sociodemográficas. PSICOLOGIA, [S. l.], v. 19, n. 1/2, p. 19–38, 2005. DOI: 10.17575/rpsicol.v19i1/2.396. Disponível em: https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/396. Acesso em: 1 jul. 2025.
- LIMA, L. Benefícios do sexo na menopausa. Disponível em: https://br.psicologia-online.com/beneficios-do-sexo-na-menopausa-2070.html. Acesso em: 1 jul. 2025.
- DE LORENZI, D. R. S. et al. Fatores associados à qualidade de vida após menopausa. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 52, n. 5, p. 312–317, out. 2006.