Pesquisar
Close this search box.

Guia de como tirar manchas de roupas para diferentes situações

café derramado na mesa

Não existe nada pior do que comprar uma roupa nova e manchá-la logo no primeiro uso. Mas calma, porque tem solução! Como a Torra pensa em tudo, preparamos um guia completo, que vai te salvar em diferentes situações. Role esta página até o final e descubra 7 dicas para ter suas peças limpinhas novamente!

1. Como tirar manchas de caneta das roupas

Para resolver o seu problema e eliminar a mancha de caneta, sugerimos que use o vinagre branco para limpar a peça. Acredite: esse produto caseiro é milagroso em situações como essa. Basta você aplicar um pouco dele sobre a mancha e, com um paninho seco, esfregar até retirar a tinta. Após fazer isso, é só colocar a peça na máquina, seguindo os sinais da lavagem adequados, e usá-la novamente.

modelo com uma caneta escrevendo em seu caderno

Ah, e só um ponto de atenção: quando for aplicar o vinagre na mancha, lembre-se de colocar um pedaço de papel por baixo. Assim, você consegue evitar que o produto se espalhe por outras partes da peça.

2. Como tirar mancha de roupa branca

Para tirar as manchas das suas roupas brancas, você precisará da ajuda de uma misturinha milagrosa. Para fazê-la, siga esse passo a passo:

  1. Ferva uma quantidade de água que dê para cobrir as roupas que deseja limpar;
  2. Adicione sabão em pó (pode ser o que você tiver em casa mesmo) até a água ficar azul;
  3. Coloque 3 colheres bem cheias de bicarbonato de sódio.

Quando estiver com a mistura pronta, deixe as suas roupas de molho durante 6 horas e as lave novamente. Pronto, só com esses três passos, você já consegue recuperar aquele seu look de ano novo branco, por exemplo.

modelo alta com um macacão branco

3. Como tirar mancha de desodorante das peças

Aqui, a nossa dica é umedecer a área em que o desodorante está endurecido, com água, vinagre e uma colher bem pequena de bicarbonato de sódio. Esses três ingredientes vão formar uma pasta cremosa, que, ao ser esfregada na roupa, irá tirar as manchas brancas que o produto normalmente deixa.

4. Como tirar manchas de maquiagem e esmalte

Durante os nossos momentos de autocuidado, é comum acontecer acidentes que manchem as roupas, como quando deixamos um pouco do pó compacto da maquiagem cair na roupa. Para resolver esse problema, separamos 2 dicas diferentes: uma de como tirar a mancha da maquiagem e outra de como tirar a do esmalte.

Olha só: ⬇️

4.1 Manchas de maquiagem

Aqui, vamos dividir este tópico em outros 3:

maquiagens quebradas na mesa

Manchas de produtos em pó: blush, sombra, iluminador

Antes de qualquer coisa, retire o excesso do produto com uma escovinha macia. Isso evita que você espalhe ainda mais a mancha e aumente o tamanho dela. Depois, esfregue o que sobrou com um pouco de detergente mesmo. Agora, é só fazer a lavagem na máquina, como faria normalmente.

Manchas de produtos cremosos, como a base e o batom

Para começar, retire o excesso de produto com um papel que o absorva — papel higiênico e papel toalha super funcionam. Depois, esfregue a mancha com álcool ou demaquilante (pode ser o que você tiver em casa). Prontinho, agora é só seguir com os passos de uma lavagem tradicional.

Manchas de produtos pretos (máscara de cílios e delineador)

Vamos combinar: esses são um dos piores produtos para manchar a roupa, né? Além de terem uma cor forte, ainda são muito resistentes e fixam bem onde são aplicados. Mas calma, dá para resolver facilmente!

Tudo o que você precisa fazer é: aplicar um pouco de detergente e esfregar o lugar manchado com uma escova macia até a mancha se dissolver.

4.2 Manchas de esmalte

Não use removedores como acetona logo de cara para remover as manchas de esmaltes. Eles podem desbotar e tirar a tinta do tecido, deixando a peça com uma mancha ainda pior. Então, antes de tentar retirar o produto, teste em um cantinho escondido da roupa se a acetona irá funcionar ou não.

Caso ela desbote o tecido, você pode esperar o esmalte secar e descascá-lo com a ajuda das unhas. Apenas se lembre de fazer o processo de forma bem delicada, viu? A ideia é salvar a sua peça e não a prejudicar ainda mais!

5. Como tirar mancha de graxa das roupas

Só quem trabalha, ou conhece alguém que trabalha, em oficinas e outros lugares que usam graxa sabe como ela é uma grande inimiga das peças de roupas. Afinal, basta um pingo para sujar e manchar todo o tecido.

mão cheia de graxa

Com esse passo a passo, você consegue se livrar do problema e tirar todos os resquícios de manchas que a graxa deixa:

  1. Misture 100 ml de vinagre e 1 litro de água;
  2. Deixe a solução no fogão até esquentar;
  3. Adicione 2 colheres de bicarbonato;
  4. Esfregue onde está manchado com uma escovinha de lavar roupas;
  5. Deixe a peça de molho na solução durante uma hora;
  6. Caso a mancha não saia completamente, repita o processo quantas vezes for necessário;
  7. Depois disso, coloque a roupa na máquina e finalize a lavagem.

Conheça outros conteúdos do Blog Torra: Dicas aconchegantes para decorar a casa no inverno!

6. Como tirar manchas de café da roupa

Na correria do dia a dia, é bem comum acontecer alguns acidentes com café que acabam manchando as roupas — principalmente as mais claras. Nesses casos, para eliminar as manchas que ficam após a bebida cair no tecido, recomendamos que você:

  1. Pegue um copo de água e adicione uma colher de vinagre;
  2. Aplique a solução bem no lugar da mancha;
  3. Depois, absorva o líquido com a ajuda de um papel toalha.

O ideal é que a mancha vá sumindo de forma gradual, conforme você vai aplicando o passo a passo. Caso ainda fiquem algumas sujeirinhas, passe uma pedra de gelo nos locais que estão com café até que eles fiquem limpos por completo.

Xícara de café ao lado da cama

7. Como eliminar as manchas de mofo das roupas

Para tirar as manchas de mofo, você irá precisar de uma escova de dentes velha — não pegue uma nova, ok? O descarte dela precisará ser feito logo em seguida, então, não desperdice uma que ainda dá para ser usada.

Com a escova, esfregue as manchas e vá removendo o máximo de manchas que conseguir. Depois disso, coloque a peça em um varal e a deixe no sol por um dia todo. Esse passo é bem importante para eliminar os fungos que estão nela. Por fim, é só seguir com a lavagem comum.


Enfim, acabamos! Compartilha com a gente: as nossas dicas te ajudaram a recuperar as suas peças? Esperamos que sim! Afinal, não dá para perder nenhuma roupa por uma simples mancha, né?

Continue nos acompanhando e confira outros conteúdos como este. E para não parar a sua leitura por aqui, confira algumas das nossas dicas de decoração que são super acessíveis.

Te esperamos por lá! Até mais!

COMPRE AGORA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar