Pesquisar
Close this search box.

Coloração pessoal: você já conhece esse teste?

coloracao-pessoal

A coloração pessoal é a primeira etapa da Consultoria de Imagem e, para os amantes da moda, é uma excelente ferramenta para se vestir cada vez melhor.

Vamos descobrir um pouco mais sobre a Coloração Pessoal?

O que é coloração pessoal

A coloração pessoal, também chamada de colorimetria pessoal, é uma análise realizada para descobrir quais cores realçam a beleza de cada pessoa.

Você já reparou que sempre é elogiada quando usa roupas específicas ou uma cor de batom? É bem provável que eles sejam das cores da sua paleta pessoal.

A coloração pessoal é dividida conforme as estações do ano e o método mais utilizado é o Método Sazonal Expandido, dividido em 12 cartelas com mais ou menos 65 cores, cada.

Como funciona a análise de Coloração Pessoal?

A coloração pessoal é descoberta por meio de um teste realizado pelos profissionais da imagem, que podem ser consultor de imagem ou personal stylist.

A análise é feita em frente a um espelho que tanto a consultora quanto a cliente possam ver os resultados no rosto da pessoa. Um tecido cinza é colocado no cabelo e um avental cinza sobre o colo para neutralizar as cores da roupa e do cabelo.

Para a realização do teste, tecidos são colocados esticados sobre o colo para que o efeito da cor reflita no rosto. Conforme os tecidos vão sendo trocados, observa-se a pele ficando mais iluminada, apagada e até mesmo amarelada. Observa-se também as olheiras, cor da boca, manchas e ruguinhas que se destacam ou se disfarçam conforme os tecidos vão sendo trocados.

O que é analisado na Coloração Pessoal?

A coloração pessoal analisa a temperatura, a dimensão e a profundidade da pele e esses itens dizem respeito às características biológicas. Além do contraste pessoal que também é analisado nesse teste.

Contraste Pessoal

O contraste pessoal analisa o contraste que existe entre a cor da pele, olhos, a cor do cabelo e as sobrancelhas da cliente.

O contraste é dividido entre:

Contraste alto: peles claras e cabelos escuros ou pele escura e cabelos claros.

Contraste médio: as cores da pessoa não são tão diferentes, mas também não são iguais.

Contraste baixo: pele clara e cabelo claro ou pele escura e cabelo escuro.

Como usar o Contraste Pessoal nas roupas?

O recomendado pelas Personal Stylists é aplicar o seu contraste nas roupas. Ou seja, se você tem o contraste alto, o ideal é usar estampas com contraste alto ou estampas grandes na parte de cima das roupas.

O contraste é baixo? Prefira estampas mais discretas, com pouco contraste, ou em tamanho pequeno.

estampas

Lembre–se, a colorimetria é sobre aprender a sua beleza natural para replicá-la na sua imagem. Você é a sua melhor versão!

Subtom: quente, frio ou neutro

A segunda etapa verifica o subtom da pele, ou seja, a sua temperatura. Muitas pessoas pensam que a cor da pele define se ela é fria ou quente, mas na realidade isso é definido por fatores mais internos da nossa estrutura corporal.

A nossa coloração pessoal, principalmente o nosso subtom, é definido de acordo com a quantidade de melanina, betacaroteno e hemoglobina existente em nosso sangue e é por isso que não é recomendado fazer esse teste à olho nu, precisamos fazer a análise com os tecidos coloridos – que irão reagir com a nossa própria pele e indicar as melhores opções.

Os subtons são segmentados entre quentes, frios e neutros.

Subtom quente

As peles de subtom quente costumam ser mais douradas ou levemente amareladas. As pessoas de pele quente ficam muito bem com metais dourados e com cores quentes como a cor laranja, o amarelo e o verde amarelado.

dourado

Subtom frio

As pessoas de subtom frio têm a pele bastante rosada, tendo em evidência as rosáceas e até mesmo os lábios levemente arroxeados, devido a presença de tons azuis na coloração da pessoa.

A pele fria fica bem com os metais prateados, além das cores frias como azul, roxo e rosa.

prateado

Subtom neutro

O subtom neutro aparece em peles que reagem melhor à dimensão e profundidade do que à temperatura. As pessoas de temperatura neutra ficam bem tanto com dourado quanto com metal prateado. As cores neutras costumam fazer muito bem como o coral e o azul turquesa.

dourado-prateado

Cartelas Sazonais

A etapa final da análise de coloração pessoal permite descobrir qual a melhor cartela sazonal para cada pessoa.

As cartelas de cores do método sazonal expandido são divididas em 12 grupos dentro de 4 grandes famílias: outono, inverno, primavera e verão – que representam variados tipos de cores.

A cartela pode ser usada na parte de cima das roupas – para ficar perto do rosto – além de maquiagem, cor de cabelo e acessórios.

Vamos descobrir quais cores são essas?

Quais são as cartelas sazonais?

Cartela Outono Suave

cartela-outono-suave

As cartelas de outono são reconhecidas por abrigar os tons terrosos, que têm características quentes e profundas.

A cartela outono suave possui cores opacas e levemente acinzentadas e os metais podem ser dourados ou prateados –  de preferência envelhecidos ou escovados.

Aposte em roupas com variados tons de bege, marrom e salmão. Elas também funcionam para o batom e outros itens da maquiagem.

roupa-bege

Cartela Outono Quente

cartela-outono-puro

A cartela outono quente também é conhecida por cartela outono pura. A sua principal característica é ter cores quentes e terrosas.

A roupa cor laranja,  terracota, o verde militar e o vermelho ferrugem aparecem nesta cartela – além de muitos tons de marrom.

roupa-laranja

Os melhores metais para o outono puro são o dourado, o cobre e o bronze polidos.

Cartela Outono Profundo

cartela-outono-profundo

A cartela outono profundo – ou cartela outono escuro – tem muitas cores escuras, mas quem ama cor clarinha não precisa se preocupar, também existem opções claras nesta paleta.

Aposte nos marrons, na cor petróleo, no ameixa e verde musgo. Os melhores metais são o dourado e o prateado envelhecidos, o cobre e o bronze.

roupas-marrons

Aproveite e leia também o nosso post sobre Looks com Tons Terrosos – eles ficam lindos para as três cartelas de outono.

Cartela Inverno Profundo

cartela-inverno-profundo

A cartela inverno profundo – ou cartela inverno escuro – se assemelha à cartela outono escuro pela profundidade das cores, mas a sua versão traz as cores frias.

Há roupas em inúmeros tons de azul, de roxo e também variação de tons de vermelho escuro.  Por ser uma cartela de subtom neutro, fica bem com acessórios dourados ou prateados: dourado polido, prateado polido, ouro branco, rose gold.

Use o branco e o preto sem medo!

roupa-azul-escuro

Cartela Inverno Frio

cartela-inverno-puro

A cartela inverno frio – ou inverno puro – tem como principal característica a potência de suas cores que são fortes e frias.

Aposte em roupas na cor roxa, azul e cor de rosa. Nas variações de verde como o verde-bandeira, o amarelo e o vermelho aparecem em suas versões mais puras.

A pele fria fica bem com metais prateados, ouro branco e rose gold.

Aposte no preto e no branco.

roupa-roxa

Cartela Inverno Intenso

cartela-inverno-intenso

As cores da cartela inverno intenso – ou cartela inverno brilhante – são aquelas tão impactantes que não passam despercebidas. São as versões mais vibrantes das cores já características do inverno: azul, rosa e roxo.

Por ser uma paleta neutra, os dourados e prateados funcionam muito bem, principalmente na versão mais polida, ou seja, mais brilhante.

roupa-vermelha

Leia também o post do Blog Lojas Torra sobre como usar azul – a principal cor das cartelas invernais.

Cartela Primavera Intensa

cartela-primavera-intensa

A cartela primavera intensa, também conhecida como cartela primavera brilhante, é tão intensa como a paleta inverno, mas nas versões mais quentes das cores.

As cores da primavera intensa parecem ser iluminadas pelo sol, o que as deixam ainda mais brilhantes.

As roupas verde-quente, azul turquesa ou coral são as protagonistas desta cartela.

Por ser neutra, fica muito bem com prateado ou dourado polido, aqueles bem brilhantes.

roupa-verde

Cartela Primavera Quente

cartela-primavera-pura

A cartela primavera quente (cartela primavera pura) é repleta de cores quentes e alegres, iluminadas.

Muito verde, muito coral e cor laranja clarinho. Os neutros nos tons marrom e cinza ficam lindos nessa paleta.

Por ser uma pele quente e iluminada, prefira metais dourados polidos.

roupa-dourada

Cartela Primavera Clara

cartela-primavera-clara

A cartela primavera clara é a paleta com as cores quentes mais claras e delicadas.

Roupas em tons clarinhos de amarelo, coral e azul são característicos dessa cartela. Além dos tons neutros de off white, bege e palha – variações bastante claras do marrom.

Escolha metais prateados e dourados que podem ser polidos ou escovados.

roupa-amarela

Cartela Verão Claro

cartela-verao-claro

A versão fria das cores claras aparece na cartela verão claro.

As roupas cor-de-rosa ficam maravilhosas nas pessoas que possuem essa paleta. Mas também há presença de tons delicados de azul e lilás.

Para os acessórios, pode-se utilizar o prateado e o dourado polidos ou escovados.

roupa-rosa

Conheça o nosso post sobre a Tendência Barbiecore e veja formas de combinar o cor-de-rosa.

Cartela Verão Frio

cartela-verao-puro

Uma cartela bastante fria e ainda assim delicada, a cartela de verão frio (cartela verão puro) lembra a paisagem da praia com o sol a pino – quando tudo fica levemente esbranquiçado.

Nesta paleta, você encontra tons com pouca intensidade e em versões bastante frias. O melhor metal é o prateado e o ouro branco que podem ser polidos ou escovados.

roupa-azul-claro

Cartela Verão Suave

cartela-verao-suave

Fechando o ciclo das 12 cartelas do Método Sazonal Expandido, a cartela verão suave traz cores suaves e levemente turvas.

Roupas em cinza e marrom suave realçam a beleza dessa pele, além de cores como o salmão e o azul acinzentado.

Por ser uma pele neutra, fica bem com acessórios prateados e dourados, de preferência escovados, sem tanto brilho.

roupa-cinza

Como descobrir a sua coloração pessoal

Descubra a sua coloração pessoal por meio da análise realizada por um profissional da área que podem ser consultores de imagem ou personal stylist. Alguns realizam o teste online, enquanto outros preferem manter os métodos tradicionais da análise.

Encontre o profissional perto de você e informe-se.

Como usar a sua cartela de cores?

A cartela de cores produz efeito quando usada próximo ao rosto, impactando nos traços e manchas.

Escolha blusas, camisas, camisetas e vestidos da sua cartela e monte o look com as suas melhores cores.  Os acessórios como brincos, colares, cachecóis e bonés influenciam no resultado, assim como a cor da maquiagem e dos cabelos. Para extrair o melhor da sua cartela, use esses itens com cores que estão na sua cartela.

As peças da parte de baixo como calças, shorts, saias  – além de tênis e bolsas não precisam seguir a paleta, abrindo oportunidade para você soltar a imaginação e criar inúmeras combinações de cores.

Por que fazer coloração pessoal?

A coloração pessoal é um passo no autoconhecimento da nossa imagem e seus benefícios vão além de realçar a sua própria beleza.

Quem não tem uma peça de roupa parada no armário? Pode ser que ela esteja em uma cor que não fica bem para você e por isso você nunca consegue usá-la, mesmo sem entender o porquê.

Conhecer a sua coloração pessoal ajuda a economizar dinheiro, com a garantia de comprar roupas, acessórios e maquiagem que vão fazer você se sentir bem e querer usar ao máximo cada peça.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a coloração pessoal, você já pode reparar cada vez mais em quais cores fazem você se sentir bem e bonita – além de reparar qual é aquela roupa que todo mundo sempre elogia.

Conheça outras dicas de moda do Blog Lojas Torra e dê cada vez mais atenção e carinho para as suas roupas e seus looks e veja a melhora na sua autoestima e também na sua imagem.

Até o próximo post! Beijos e tchau, tchau!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar