Pesquisar
Close this search box.

7 brincadeiras de Festa Junina fáceis de fazer para o seu arraial

festa_junina

“Eita, trem bão, sô”! A época mais gostosa do ano está aí e, com a sua chegada, surge uma dúvida geral: quais brincadeiras de Festa Junina fazer em um arraial? Bom, por aqui, nós amamos as comemorações de São João e já mostramos um pouquinho de tudo: receitas típicas, looks caipiras… Agora, vamos te apresentar as melhores atividades para entreter a família toda.

Separamos ideias tradicionais, que sempre estão presentes nas Festas Juninas, e as adaptamos para ficarem mais acessíveis. Acompanhe:

1. Pescaria

A pescaria é uma das brincadeiras que mais aparecem nas festas de São João. E não é à toa, viu? Ela agrada a todos, desde as crianças até os adultos.

Normalmente, ela é feita em um tanque com peixinhos de plástico. Além dessa forma, dá para adaptar e fazer com as coisas que você já tem em casa. Sabe aquela bacia grande que fica parada na despensa? Ela pode se transformar em um rio para os peixes.

peixe falso para brincar de pescaria

Ah, e para economizar, os peixinhos podem ser feitos com algumas cartolinas e clipes de papel. Basta você cortar as cartolinas em formato de peixe e colocar o clipe de papel na ponta do molde (será por ele que o pessoal irá pescar o objeto).

Para não estragar a cartolina, dá para plastificar com uma fita ou, em vez de usar água, colocar areia no lugar. Bem simples, não acha?

2. Bingo

O bingo é outra brincadeira super divertida que agrada, principalmente, os adultos. Para organizá-lo, é super simples: tudo o que você precisa é de uma cartela de bingo (ela não custa caro) e um tabuleiro do bingo — dá até para pegar emprestado de um parente, vizinho ou conhecido.

Caso queira, dá para juntar alguns itens como prêmio. Nesse caso, não precisa ser nada muito elaborado, pode ser um item para a casa, um chinelo ou algo do tipo. E é claro, se estiver com um orçamento mais apertado, não precisa de nada disso! A brincadeira por si só já será uma excelente recepção para os amigos.

3. Acerte as argolas

Como o próprio nome indica, esse jogo consiste em acertar as argolas em um objeto específico. Esse objeto pode ser um garrafa pet decorada com o tema de Festa Junina, por exemplo. Ah, e as argolas podem ser aquelas de colocar cortina, sabe? Essa é uma excelente saída, porque é fácil de encontrar e não pesa no bolso. Fica a dica!

Apenas se certifique que a garrafa escolhida para ser o alvo irá encaixar no tamanho da sua argola, ok? O ideal é que o desafio seja difícil de acertar, mas não impossível.

4. Jogo das latas

O jogo das latas é mais uma das brincadeiras típicas dessa festa que é uma das mais populares do Brasil. Ele é simples de fazer e pode ser colocado em qualquer parte do arraial. Tudo o que você vai precisar é de algumas latas (pode ser de achocolatado, leite em pó ou, até mesmo, de cerveja e refrigerante) e uma bola de futebol.

Empilhe as latas no formato de uma pirâmide e estipule uma distância para a bola ser arremessada. Cada pessoa tem um limite de chances para jogar a bola por vez e ganha quem derrubar todas as latas.

5. Corrida do ovo

Essa brincadeira eleva os ânimos lá nas alturas. Além de divertida, ela é ótima para estimular as crianças e os adultos a praticarem um pouco de exercício físico.

Para aderi-la, você precisa separar alguns ovos e colheres de sopa (daquelas maiores mesmo, sabe?). Ah, e, além disso, oriente seus convidados a estarem com looks de São João que sejam confortáveis e que não atrapalhem na hora de correr.

ovos em um saco separados para corrida de ovos

Distribua um ovo e uma colher para cada participante. Aquele que atravessar a linha de chegada primeiro é o campeão.

6. Correio elegante

Quem nunca recebeu um recadinho fofo por meio do correio elegante que atire a primeira pedra. De fato: todo mundo já enviou ou recebeu um bilhetinho nessa brincadeira — e é claro que ela não pode faltar na sua Festa Junina.

Para fazê-la em casa, basta separar alguns pedaços de papel — pode ser post-its, folhas de caderno, sulfite e outros. Dá para fazer com o que você tiver em casa mesmo. Inclusive, caso queira, dá até para enfeitar os papéis com alguns corações e desenhos românticos. Acredite, isso dará o toque final para o seu correio elegante.

cartinha de correio elegante

Com os papéis em mão, é só montar um cantinho onde os convidados possam escrever seus recados e enviá-los para a pessoa escolhida.

7. Cabo de guerra

O cabo de guerra é uma brincadeira clássica e que pode ser feita em diferentes ocasiões, não só na Festa Junina. Basicamente, ele funciona da seguinte maneira:

  1. Os participantes são divididos em dois grupos iguais;
  2. Cada grupo fica com metade da corda (vale amarrar um lenço no meio da corda para delimitar essa divisão);
  3. Com o sinal de início, cada grupo tem o desafio de puxar a corda para o seu lado.

Ganha o time que tiver mais força e realizar um bom trabalho em equipe. Legal, não acha?


Bom, com essas 7 opções, você já tem várias atividades para incluir no seu arraial. Depois que a festa acabar, volte aqui para compartilhar com a gente qual foi a preferida dos seus convidados — combinado?

Agora, para deixar o seu arraial ainda mais especial, confira as receitas de Festa Junina que preparamos com muito carinho!

Beijinhos e tchau-tchau! 😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar