Pesquisar
Close this search box.

Novembro Azul: uma luta contra o câncer de próstata

novembro azul

Atenção: antes de qualquer coisa, precisamos dizer que este conteúdo é uma homenagem ao Novembro Azul, mas ele vale para todos os meses do ano. Ok?

O Novembro Azul é uma campanha realizada no mundo todo, elaborada com um objetivo muito claro: conscientizar e incentivar a prevenção do câncer de próstata. A sua ideia principal é quebrar o tabu que, infelizmente, ainda existe em relação ao assunto.

Para apoiar a campanha e levar informação às pessoas que acompanham o Blog Lojas Torra, preparamos um conteúdo completo com as causas e as formas existentes de prevenir o câncer de próstata. Vamos lá?

Como surgiu a campanha do Novembro Azul?

A Biblioteca Virtual em Saúde explica que a campanha Novembro Azul iniciou em 2011, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida começou a realizar ações que alertavam a importância do diagnóstico precoce. Em seguida, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer impulsionaram ainda mais as ações da campanha em prol da saúde masculina.

Entender a história por trás de um mês tão simbólico é interessante para valorizar ainda mais o período.

Conheça os nossos conteúdos: Como organizar a rotina do dia a dia? Dicas práticas!

Vamos falar sobre o câncer de próstata? Entenda os sinais de alerta

Não tem como falar sobre o Novembro Azul sem falar do câncer de próstata. Caso você não saiba o que é a doença, podemos resumi-la como um tumor que afeta a próstata e a glândula masculina. A Secretária da Saúde do Paraná explica que a região do corpo afetada envolve a uretra: um canal que liga a bexiga com o orifício externo do pênis.

De modo geral, o tumor pode ser causado por diferentes fatores. O mais importante é que você fique atento a estes sinais de alerta:

1. Idade acima de 50 anos

A Secretária da Saúde alerta que o risco do câncer de próstata aumenta conforme a idade. A organização explica que, no Brasil, dos 10 homens diagnosticados com a doença, nove possuem mais de 55 anos.

Isso acontece por conta do desenvolvimento do tumor, que aumenta em 40% em pessoas com mais de 50 anos. Os números são bem preocupantes, mas podem ser evitados com o diagnóstico precoce, descoberto pelos exames gratuitos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Você pode se interessar por: Looks de verão masculino!

2. Histórico de câncer na família

Você tem um familiar muito próximo que já sofreu com a doença? Um pai, um irmão ou, até mesmo, um avô? Então, conforme explicado no material da Secretaria de Saúde do Paraná, você também se encaixa no grupo de risco. Logo, precisa ficar mais atento com a sua saúde e bem-estar — estamos combinados?

3. Sobrepeso e obesidade

O Centro Brasileiro de Urologia compartilhou alguns estudos que afirmam que uma alimentação gordurosa, mais o sedentarismo e a obesidade que surgem como consequência desses fatores podem favorecer o desenvolvimento de um tumor na próstata. A organização ainda destaca que o sobrepeso pode ocasionar o surgimento de tumores mais agressivos do que o comum.

Como prevenir o câncer de próstata?

A melhor forma de prevenir e cuidar do câncer de próstata é fazer o exame de próstata regularmente. Lembre-se: o diagnóstico precoce e a prevenção é a melhor cura para esse tipo de doença. Além do exame, há alguns bons hábitos que podem ajudar a cuidar do seu corpo:

  • Ter uma dieta balanceada, rica em nutrientes e alimentos saudáveis;
  • Praticar exercícios físicos com frequência;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Não fumar;
  • Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Atenção: este conteúdo é apenas informativo, viu? As informações compartilhadas por aqui não dispensam uma visita a um médico profissional.

Dicas para deixar o quarto sempre organizado!

Junte-se a nós contra o câncer de próstata!

A Lojas Torra se preocupa com a sua saúde e o seu bem-estar. Justamente por esse motivo, estamos aqui informando a importância do autocuidado masculino. O câncer de próstata é um assunto muito importante que deve se estender pelo ano inteiro.

Aproveitamos o mês para trazer mais visibilidade para essa causa tão relevante. Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender como o tumor pode te afetar e qual a melhor forma de evitá-lo.


Não vá embora ainda não! Aqui no Blog Lojas Torra, você encontra conteúdos sobre moda, estilo de vida, bem-estar, decoração e muito mais. Acredite: tem um pouquinho de tudo, com conteúdos pensados para deixar o seu dia a dia mais prático. Aproveite que está por aqui e entenda tudo sobre o câncer de mama que, aliás, também pode surgir em homens.

Boa leitura!

Beijos e tchau-tchau! 😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar