Pesquisar
Close this search box.

Estampa Vichy — o guia sobre essa tendência

Estampa vichy

Para um estilo receber a dádiva de ser considerado atemporal é preciso, entre tantos fatores, que seja considerado um símbolo fashion, independentemente da época em que for adotado.

É o caso de look com estampa Vichy: o clássico padrão xadrez que fez muito sucesso nos anos de 1950 tendo Brigitte Bardot como sua precursora dentro do mundo da moda e do cinema.

Essa estampa foi usada em muitos outros períodos, o que a tornou imortal dentro do mundo fashion. Se você quer entender um pouco mais sobre essa estampa, continue sua leitura e aproveite todo o conteúdo que separamos abaixo.

O que é o estilo Vichy?

O estilo Vichy nada mais é do que a composição de looks com um visual vintage ou retrô, com roupas que possuem estampas xadrez em linhas simples e básicas que se cruzam horizontal e verticalmente.

A ideia é sempre manter essa simplicidade e minimalismo na estampa, dando um ar mais clássico e clean aos looks.

O melhor de tudo é a versatilidade que as peças do Vichy promovem, permitindo que você vá a praticamente todos os lugares com o estilo, como shopping, trabalho, festas, reuniões e outros ambientes afins.

Os quadrados presentes no xadrez possuem espaçamentos diferentes a depender de cada peça: enquanto em alguns modelos eles são maiores e mais chamativos, em outras peças eles são menores e mais discretos. Aqui a escolha deve ser realizada com base no restante do look e em suas preferências. Mas é bem fácil acertar na proposta adequada, viu?

Uma característica peculiar do Vichy, é que suas estampas quadriculadas remetem às clássicas toalhas usadas em piqueniques, mas não pense que essa analogia se refere ao estilo de forma pejorativa, uma vez que se trata de uma homenagem a esse clássico, que é tão bem apreciado até os dias de hoje.

Leia também: Saia Xadrez: como usar e montar looks incríveis em diversas ocasiões

Como usar o estilo Vichy?

Se você quer acertar em suas próximas produções com estampa Vichy estamos aqui especialmente para ajudá-la. Por se tratar de uma estampa usada desde muito tempo, digamos que o Vichy já tenha sido usado e combinado em muitos looks, por isso, atualmente, já pode ser considerado coringa.

Sempre seguindo a proposta do Vichy de fazer um resgate ao passado, os looks mais conhecidos na estampa são os mais clássicos e românticos, mas já é possível encontrar peças atuais e com toques despojados que já se adaptaram ao conceito. Confira abaixo algumas de nossas sugestões:

Estampa Vichy e o estilo casual: apenas o essencial

O estilo casual é perfeito para compor looks mais despojados a serem usados no dia a dia. Como a estampa Vichy tem um seguimento minimalista, fica bem fácil adaptá-lo!

Como sugestão de produção, temos as clássicas blusas em Vichy colorido, que podem ser combinadas com calças ou shorts em cores neutras. A produção fica super harmônica e casual para sair aos finais de semana e até mesmo trabalhar.

Leia também: Vestido com bota: reinvente novos looks

Estampa Vichy e o estilo romântico: juntos desde sempre

Em suas raízes, é notável que a estampa Vichy traga consigo traços do estilo romântico. Dentre as principais características de ambos, podemos citar fluidez, leveza e conforto. Portanto, se você adora se vestir com um toque mais romântico, a estampa Vichy é para você.

Como sugestão de peças, temos mangas bufantes e tipo ciganinha, usadas com saias e shorts de cintura alta e complementadas com acessórios. Quanto aos calçados, tanto os modelos de salto quanto as sapatilhas ficam bem para esse estilo. Uma ideia também é apostar nos tênis para dar uma modernizada.

Estampa Vichy e o estilo criativo: para quem gosta de inovar

Um paradigma comum quanto à estampa Vichy é que ela seja encontrada majoritariamente em preto, azul, verde ou vermelho, mas é claro que isso seria quebrado quando ele fosse unido ao estilo criativo, não é mesmo?

As criativas de plantão adoram usar cores em seus looks, deixando-os mais vívidos e alegres. Para isso, aposte em peças que oferecem o Vichy em cores diferentes do usual, como verde, amarelo, roxo, laranja e afins.

Outra dica é completar o look com cores complementares que o deixam ainda mais jovial e colorido. Lembrando que cores complementares são aquelas que ficam em lugares opostos no Círculo Cromático como o amarelo e o roxo, verde e vermelho ou o azul e laranja, anote essa dica.

Você também pode investir em peças básicas, que dão ao visual um aspecto de uniformidade e minimalismo.

Leia também: Conheça as roupas anos 70, as tendências mais utilizadas da época

Estampa Vichy e o estilo dramático: o alto contraste na medida certa

Outro espaço em que o novo se une ao clássico é a combinação do estilo dramático e a estampa Vichy. As contradições entre os estilos das peças promovem um resultado muito bem elaborado e estiloso para suas composições.

Como o alto contraste é protagonista dessa união, a ideia é apostar na união do preto e branco. E não se engane pensando que a produção requer algo muito rebuscado e completo – até mesmo o básico jeans em tons escuros ou uma camiseta básica se encaixa muito bem por aqui.

Em todos os casos que citamos por aqui, nossa sugestão para promover um acabamento mais harmônico é a de combinar nuances dentro da mesma paleta de cores, desde as roupas, até os calçados e acessórios. Ou seja, montar um look monocromático.

Além disso, se você pretende combinar estampas, uma ótima sugestão é a estampa Vichy com as listras, juntas, elas promovem lindas combinações e deixam qualquer visu repleto de estilo, personalidade e atitude. E aí? Vamos experimentar?

Esperamos que você tenha deste conteúdo e que tenhamos te ajudado a entender um pouco mais sobre o Vichy e como usar a estampa no seu dia a dia.

Aproveitando sua leitura por aqui, imaginamos que você vai adorar ler também nosso post sobre looks com sobreposição e aprenda a criar as melhores combinações. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar