Aprenda como se vestir para uma entrevista de emprego

As roupas que são usadas na entrevista de emprego podem afetar, de maneira positiva ou negativa, o seu resultado final. Você quer saber como usar o código de vestimenta dos seus entrevistadores a seu favor? Então continue lendo!

A primeira impressão é a que fica, então sua aparência precisa estar impecável para a ocasião. Mas isso não é sinônimo de ter que usar terno e gravata!

Pelo contrário, os novos critérios usados na maioria das entrevistas buscam vestimentas que transmitem a verdadeira personalidade do candidato.

Em tempos difíceis, nós, da Lojas Torra, entendemos a importância de aproveitar ao máximo cada oportunidade. E foi por isso que fizemos uma pesquisa bem detalhada e preparamos este post com todas as informações que você precisa para conquistar uma vaga.

Veja 5 dicas essenciais:

1. Conheça o caráter da empresa

Atualmente, a maioria das empresas e companhias não utilizam mais o critério desatualizado de ‘traje formal’ para as entrevistas, que pouco diz sobre a credibilidade do entrevistado.

Ao invés disso, elas procuram por candidatos que se vestem de maneira coerente com seus ideais. Por exemplo, a Torra é uma rede de lojas divertida e com personalidade, então procuramos pessoas que demonstrem essas características em suas roupas.

Mas se a sua entrevista for num escritório de advocacia, um blazer e uma calça de alfaiataria podem causar uma impressão mais adequada para o perfil do lugar.

Estudar o perfil da empresa vai te ajudar não só a se vestir bem para a ocasião, mas também com o repertório de assuntos!

A primeira impressão é a que fica, então demonstre que está verdadeiramente interessado em participar do lugar, com a roupa e as pautas adequadas na manga.

Veja também – Como criar looks com bota de cano curto para cada ocasião

Homens posam para foto com camisa polo azul e camisa branca

2. Demonstre sua personalidade

É importante se adequar a empresa, mas cuidado para não se vestir de uma maneira que não seja coerente com o seu jeito de ser! Os entrevistadores querem te conhecer enquanto pessoa, então as roupas devem ser uma extensão da sua personalidade.

Pode parecer difícil casar o seu estilo pessoal com o da empresa, mas basta usar as peças que você já ama numa combinação diferente. Por exemplo, as mulheres podem usar uma blusa informal com uma calça mais formal, como as de alfaiataria!

Já os homens podem trocar a bermuda do dia a dia por um jeans confortável e uma camisa, para demonstrar elegância sem ter que descartar as peças que já têm no armário.

Viu como é possível – e simples – adequar a sua maneira de vestir com o padrão da empresa?

Mulher posa para a foto com uma camiseta branca e uma calça jeans cintura alta

3. Use peças apropriadas

É claro que você deve aproveitar as peças que ama e usa, mas com certos limites. Ambientes profissionais têm, de forma geral, regras contra atentado ao pudor, então nada de shorts curtos e camisas muito decotadas!

Mas esse tópico deve partir do seu bom senso: evitar trajes demasiadamente informais, como chinelos e regatas, é uma boa pedida na entrevista de emprego.

Afinal, você deve demonstrar que se preparou e que considera esse momento importante.

Além disso, recomendamos evitar estampas e acessórios muito marcantes, pois é importante manter a sobriedade na aparência e não desviar a concentração das suas ideias.

Os calçados também são importantes! Nada muito chamativo e nem casual demais – encontre um meio-termo que seja elegante e confortável, para que você não tenha que se distrair com possíveis dores no pé.

Veja também – Dicas de como usar mom jeans para arrasar e acertar em cheio

Mulher veste blusa laranja com babados na manga

4. Use a colorimetria a seu favor

Você sabia que existe uma área que estuda a psicologia por trás das cores? Cada tom exala certas características, que podem te auxiliar na impressão que você quer causar.

Se você quer demonstrar confiança, estabilidade e intelectualidade, o azul é a cor perfeita.

Agora se o seu objetivo for impressionar o seu entrevistador com coragem, intensidade e poder de conquista, roupas no tom vermelho podem te ajudar com isso.

E que tal objetividade e credibilidade? Aposte no preto!

A colorimetria é fascinante, estude mais sobre e terá mais uma ferramenta te ajudando na entrevista.

Homem veste camisa azul claro

5. Não se esqueça do básico

Para finalizar as nossas dicas, não se esqueça de conferir o básico antes de entrar pelas portas da empresa e arrasar na entrevista – as unhas, cabelos, barba e odores corporais precisam estar todos em ordem!

Uma boa higiene é essencial, assim como o estado das suas roupas. Para repassar uma imagem cuidadosa e responsável, só esses ‘básicos’ já contam muito.

Afinal, se vão te contratar para assumir um cargo, precisam saber que pelo menos o seu cuidado pessoal é impecável.

Mulher sorri para a foto com uma blusa gola V lilás

Seguindo essas 5 dicas da Torra, você conseguirá identificar com facilidade como se vestir para uma entrevista de emprego e a roupa perfeita estará garantida! Impressione os seus entrevistadores e conquiste essa vaga!

Que tal aprender agora como usar a nova tendência do momento, as mom jeans? Aproveite para usar essa peça infalível na entrevista!

E sabia que a moda anos 80 está de volta? Veja as tendências que retornaram com tudo neste post!

Deixe um comentário