Pesquisar
Close this search box.

Brincadeiras para fazer com as crianças nas férias: 10 dicas!

Fazer brincadeiras com as crianças nas férias ou, até mesmo, em datas especiais, não é apenas uma maneira de deixar os pequenos entretidos, mas também uma forma de explorar o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social, além de fortalecer os laços familiares e a oportunidade de criar memórias incríveis para toda a vida.

Pensando nisso, preparamos uma lista de sugestões de brincadeiras para fazer com as crianças nas férias. São 10 atividades simples que podem ser feitas sem sair de casa, isso mesmo!

Continue rolando a tela e confira!

1. Desfile em casa

Fazer um desfile em casa é uma brincadeira maravilhosa que tanto as meninas como os meninos vão amar. Basicamente, ela consiste em fazer uma “passarela” (que, inclusive, pode ser feita com um tecido mesmo) para os pequenos desfilarem usando looks divertidos. Para isso, uma dica é estar por dentro das tendências da moda infantil.

Casal de crianças pousando para foto com seus looks de personagem

Com essa brincadeira, podemos trabalhar a autoestima das crianças e mostrar para elas que elas podem ser quem desejam. Divertido, né?

2. Acampamento em casa

Quer explorar o espírito aventureiro das crianças nas férias? Que tal fazer um acampamento em casa? Essa é uma brincadeira criativa que pode desenvolver a autonomia dos pequenos!

Em um quintal protegido e com a sua supervisão, estenda uma barraca com comidas, jogos e outras formas de entretenimento. Não se esqueça de chamar os amiguinhos do seu filho e separar algumas mantas ou cobertores para eles se acomodarem.

Casal de crianlças pousando para a foto com os pijamas de personagem

Pronto, a diversão está garantida!

3. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro também são perfeitos para entreter as crianças nas férias. E o mais legal é que existem tipos para as mais variadas idades. Confira algumas sugestões:

  • Crianças pequenas (3-6 anos): Cai não Cai e Ciranda das Frutas;
  • Para crianças mais velhas (6-12 anos): Detetive, Mico e Jogo da Onça;
  • Para todas as idades: Imagem & Ação e Banco Imobiliário (desde que tenha um adulto auxiliando os mais novos na brincadeira também).

4. Brinque de criar receitas

Criar receitas com o seu filho é uma ótima maneira de criar laços afetivos e proporcionar uma rotina equilibrada para os pequenos. Uma boa dica é separar uma tarde para fazer lanches infantis saudáveis. Busque ingredientes fáceis e deixe que a criança faça de acordo com as suas limitações.

5. Acerte o alvo

Essa é, sem dúvidas, uma das mais clássicas brincadeiras para fazer com as crianças nas férias. Ela consiste em acertar um alvo com dardos. O brinquedo pode ser comprado com preços super acessíveis. Mas, caso prefira, você pode fazê-lo com a criança.

Existem tutoriais que ensinam a fazer alvos utilizando papelão. Você pode criar uma marcação com canetas e estipular pontos maiores para o centro. Ah, e um detalhe: é importante que os dardos não apresentem pontas muito finas que possam machucar, ok?

6. Cabo de guerra

O cabo de guerra é um jogo competitivo, em que duas equipes opostas puxam uma corda em direções contrárias — cada uma tentando arrastar a outra equipe para o seu lado. É um jogo de força física e estratégia, onde o objetivo é conseguir puxar a outra equipe para além de uma linha central marcada no chão.

menino com a camisa preta do batman

7. Massinha de modelar

Outra brincadeira para fazer com as crianças nas férias são as massinhas de modelar. Ao manipulá-la, as crianças melhoram a coordenação motora fina, fortalecem os músculos das mãos e dos dedos, e aprimoram a habilidade de fazer movimentos precisos.

Uma dica para explorar a criatividade dos pequenos é estabelecer formatos para que eles possam se desafiar, como animais, personagens de desenho ou comidas.

8. Caça ao tesouro

A brincadeira caça ao tesouro é um jogo popular e divertido, provavelmente, você já brincou na sua infância, certo? Aqui, os participantes são desafiados a encontrar um ou vários objetos escondidos, seguindo pistas ou mapas que os levam de um ponto a outro. Ela pode ser feita em espaços amplos como parques e jardins ou até mesmo em casa.

Leia também: O que levar para a praia com crianças?

9. Boliche com garrafas

Esse é um jogo clássico que pode ser feito em ambientes domésticos ou ao ar livre com materiais improvisados. Nele, se utiliza garrafas preenchidas com areia ou outro tipo de material e uma bola leve, como uma bola de tênis ou uma bola de borracha, para derrubá-las.

Menina brincando com uma bola vermelha

As regras são simples: os jogadores arremessam a bolinha em direção às garrafas, aquele que conseguir derrubar todas em um único arremesso, ganha.

Se você está procurando uma brincadeira para entreter as crianças no tempo livre, esta é uma ótima opção!

10. Corrida do saco

Essa é também uma ótima brincadeira de festa junina! Os participantes competem pulando dentro de sacos de pano ou sacos de batata. Os sacos precisam ser segurados com as mãos próximos à cintura, de maneira que os jogadores corram até chegar a linha de chegada.

O primeiro participante a alcançar a linha de chegada é o vencedor da corrida.


Continue navegando no Blog Torra e conheça outras dicas que podem ser do seu interesse. Abordamos assuntos sobre moda infantil, brincadeiras, sugestões de presentes e muito mais. Que tal repaginar o estilo da sua menina com boas sugestões de penteados com tiara? Confira!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar